Danilo Cabral apresenta PEC para garantir recursos para o SUAS na Constituição


O deputado Danilo Cabral (PSB/PE) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com 196 assinaturas, coletadas em tempo recorde – menos de 24h -, a PEC Nº 383, de 2017, altera a Constituição Federal para garantir recursos para o financiamento do Sistema.

“Na PEC 383, a PEC do SUAS, propomos que a União aplique, anualmente, nunca menos de 1% da Receita Corrente Líquida do respectivo exercício financeiro no financiamento do Sistema Único de Assistência Social”, explica o deputado Danilo Cabral, autor da proposta e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS.

Na opinião de Danilo, é necessário prever a existência do SUAS no texto constitucional, assim como estabelecer na Carta Magna o montante de receitas disponíveis para o efetivo funcionamento do Sistema. “Da forma como acontece hoje, fica a critério do governo cortar recursos para o SUAS. A PEC estabelece uma vinculação na Constituição para acabar com essa instabilidade que ameaça o Sistema”, afirma o parlamentar.

Neste ano, o governo federal enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária prevendo um corte superior a 90% do orçamento do SUAS, colocando em risco a continuidade do funcionamento do Sistema para 2018.

Desde quando o corte foi anunciado, Danilo Cabral tem mobilizado esta pauta na Câmara dos Deputados. Criou a Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, com adesão de mais de 220 parlamentares. Realizou reuniões com entidades da área como o Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Fórum Nacional dos Usuários do SUAS (FNUSUAS).

“Esta semana demos um grande passo com a notícia da recomposição do orçamento do SUAS que havia sido objeto de corte pelo governo federal. Isso só foi possível a partir da mobilização e articulação da Frente Parlamentar, Fonseas e Congemas junto à Comissão Mista de Orçamento e o Ministério do Desenvolvimento Social”, disse o deputado.

“A PEC 383, a PEC do SUAS, é um importante instrumento para proteger o SUAS e garantir, de forma definitiva e segura, recursos para o atendimento e proteção social de 30 milhões de famílias brasileiras”, defende Danilo Cabral. De acordo com o deputado, agora o momento é de mobilizar usuários e gestores do SUAS, o Congresso Nacional, a sociedade em torno da aprovação da PEC do SUAS. Já está marcado um grande ato político pela aprovação da PEC 383 durante a Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS) que será realizada de 5 a 8 de dezembro, em Brasília/DF.

Fotos: Sérgio Francês

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

FAMILIARES E AMIGOS SE DESPEDEM DO RADIALISTA AGNALDO SILVA

PARA RECORDAR. MATÉRIA QUE FIZ COM AGNALDO SILVA EM 2014

Deputado fala sobre necessidade de movimento jurídico para barrar privatização da Eletrobras

DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO SBT POR CAUSA DA VIOLÊNCIA

PRUDÊNCIO GOMES: "ESTOU À DISPOSIÇÃO DO POLO DE CONFECÇÕES"