Você tem medo da sexta-feira 13? Veja como surgiu a lenda

Do Último Segundo

Além das crenças religiosas, ao longo da história tragédias e desastres que aconteceram na sexta-feira 13 reforçaram a ideia de que o dia traria azar

A sexta-feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos. Existe até um nome para quem tem medo da sexta 13: paraskevidekatriafobia. A data é a junção de duas coisas que por si só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número de azar e infortúnio. Em comparação com o número 12, que é considerado “completo”, o 13 é sempre visto como irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar porque, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado. 

Reprodução/Twitter
Por serem associados à sexta-feira 13, grupos de proteção aos animais alertam para o cuidado com gatos pretos na data

Para o cristianismo, a desconfiança com relação à sexta-feira 13 remonta às religiões pagãs. Acredita-se que a sexta-feira tenha recebido seu nome em inglês (Friday) em homenagem à deusa nórdica Frigga. Para os cristãos, essa figura representava uma ameaça à religião, que era controlada por homens, e por isso os padres a caracterizaram como bruxa. A lenda diz que Frigga também se reunia com doze outras bruxas, consagrando-se a 13ª do círculo. 

Apesar de o 13 ser considerado azarado hoje em dia, em culturas antigas ele já foi associado a sorte e sacralidade. Na cultura egípcia, por exemplo, o número estava ligado à morte no sentido de renascimento e transformação. Essa conotação permaneceu, mas culturas que enxergam a morte de forma negativa se apropriaram do significado e associaram o número à má sorte.

Reprodução/ Walt Disney Studios
Acidente de avião de time de rúgbi uruguaio que caiu nos Andes ocorreu no dia 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira

Há quem argumente que a sexta 13 é o dia reservado para tragédias e eventos desastrosos. O Grande Dilúvio teria ocorrido numa sexta-feira treze. Em 1972, um avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi caiu nos Andes em uma sexta-feira treze. No Brasil, o AI-5, decreto que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura durante a ditadura militar, foi promulgado em 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

Tradicionalmente, alguns elementos conhecidos como azarados, são associados à sexta-feira 13. O gato preto é normalmente associado ao mau agouro, mas na sexta-feira 13 é bastante procurado para rituais de magia negra. Conforme a data se aproxima, grupos de proteção aos animais alertam para que donos de gatos pretos cuidem de seus animais para que eles não sejam usados nesses rituais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia