TCE afirma estar à disposição para colaborar com Operação Mata Norte

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (21) e investiga fraudes na merenda escolar em Pernambuco

Do Blog da Folha

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)Foto: Reprodução/Google Maps

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou uma nota sobre a Operação Mata Norte, deflagrada nesta quinta-feira (21), pela Polícia Federal (PF). As investigações giram em torno da gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, na Mata Norte. No texto, o TCE-PE afirma que está colaborando com os demais órgãos de controle da administração pública, como a PF, Polícia Civil e Ministério Público Federal (MPF), "em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região".

"Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet", diz o texto. "Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar", continua. 

O Tribunal ainda afirma se manter à disposição dos demais órgãos para colaborar com a investigação. 

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Nota oficial do TCE-PE sobre a Operação Mata Norte da Polícia Federal

I- Sobre a Operação Mata Norte, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21), que investiga a gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, o TCE-PE tem a informar que está mantendo estrita colaboração com os demais órgãos de controle da Administração Pública, especialmente Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público Federal, em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região. 

II- Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet, dentro da prática de transparência do órgão, podendo ser consultadas por qualquer cidadão no Portal Tome Conta (www.tce.pe.gov.br/tomeconta).

III- Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar. 

IV- Em relação aos desdobramentos desta Operação, o TCE-PE permanecerá à disposição dos seus parceiros para colaborar com a investigação, dentro de suas funções constitucionais de controle externo. 

V- Oportunamente, o TCE-PE juntará as novas informações da Operação aos processos de prestação de contas dos ex-gestores públicos envolvidos. No âmbito do Tribunal de Contas, as novas informações poderão resultar em rejeição de contas, multa e devolução de recursos públicos ao município.

Tribunal de Contas de Pernambuco, Recife, 21 de setembro de 2017.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CANDIDATURA AVULSA. GEO CALDAS PODE SE LANÇAR CANDIDATO A PRESIDENTE

JUNIOR DE SINDÔ SERÁ VELADO NA CÂMARA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PODE PASSAR DE 17 PARA 10 VEREADORES, EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

VEREADOR E ESPOSA SÃO ASSALTADOS EM FRENTE A RÁDIO, NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO SBT POR CAUSA DA VIOLÊNCIA