PF deflagra segunda fase da Operação Mata Norte

Do Blog da Folha

Materiais apreendidos após cumprimento de mandados no Recife e em Carpina
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na tarde desta terça-feira (26), a segunda fase da Operação Mata Norte, que investiga processos licitatórios de merenda escolar envolvendo políticos, secretários, empresários e fornecedoras em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte. A PF cumpre três mandados de busca e apreensão nas cidades do Recife (nos bairros de Jardim São Paulo e Cordeiro) e de Carpina. 

De acordo com a PF, as atividades decorrem após a análise inicial de documentos arrecadados e de ouvidas formalizadas na primeira fase da operação, deflagrada no último dia 21 de setembro. Estão envolvidos na operação 20 policiais federais, distribuídos em três equipes acompanhados de servidores da Controladoria Geral da União (CGU). 

Ainda segundo a Polícia Federal, na noite da última segunda-feira (25), cinco dos investigados que haviam sido presos temporariamente tiveram suas prisões prorrogadas por mais cinco dias. Outras quatro pessoas foram colocadas em liberdade, entre elas o ex-prefeito Severino Jerônimo da Silva.

Relembre o caso:

As investigações tiveram início em julho de 2017 a partir de um relatório de auditoria da CGU que relatava uma suposta prática decorrente de contratação fraudulenta através de empresas para fornecimento de merenda escolar no município de Lagoa do Carro, nos anos de 2013 e 2016. 

Na deflagração da primeira fase, foram cumpridos nove mandados de prisão temporária (incluindo o do ex-prefeito), cinco mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão em Lagoa do Carro, Carpina, Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Recife.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CANDIDATURA AVULSA. GEO CALDAS PODE SE LANÇAR CANDIDATO A PRESIDENTE

JUNIOR DE SINDÔ SERÁ VELADO NA CÂMARA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PODE PASSAR DE 17 PARA 10 VEREADORES, EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

VEREADOR E ESPOSA SÃO ASSALTADOS EM FRENTE A RÁDIO, NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO SBT POR CAUSA DA VIOLÊNCIA