Assembleia Legislativa de PE anuncia recadastramento de servidores e aposentados

Ato que institui o procedimento foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (17). Os procedimentos são obrigatórios e ocorrerão em outubro e novembro.

Por G1 PE

Palácio Joaquim nabuco, onde funcionava a Alepe (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17) o ato Nº 371/2017, que institui o recadastramento e a sistemática de comprovação anual de vida dos servidores efetivos e aposentados. A meta é promover a atualização dos dados pessoais e funcionais, assim como o controle do pagamento de salários e aposentadoria. Os procedimentos são obrigatórios.

Os servidores efetivos e aposentados que não se recadastrarem ou deixarem de fazer a prova anual de vida terão o pagamento suspenso. Para voltar a receber vencimentos, terão que regularizar a situação perante o Departamento de Gestão Funcional da Superintendência de Gestão de Pessoas da Alepe.

O processo será realizado em dois meses, pela internet ou de forma presencial. Na primeira etapa, os agendamentos ocorrerão entre 2 e 5 de outubro. Para quem marcar nesse período, o recadastramento será feito entre 16 e 19 do mesmo mês. Ainda em outubro, servidores poderão agendar entre os dias 16 e 19 para se recadastrar entre os dias 23 e 26.

Em novembro, os agendamentos começam no dia 6 e vão até o dia 9. Para esse período, o recadadstramento será feito entre os dias 13 e 17. Quem agendar entre 13 e 17, pasará pelo procedimento entre os dias 20 e 23. Para os trabalhadores que marcarem entre 20 e 23, o recadastramento está previsto para o perído entre 27 a 30 de novembro.

De acordo com o ato do Legislativo, o recadastramernto é obrigatório também para servidores efetivos ativos cedidos, afastados e licenciados. Esse processo atingirá, inclusive, aqueles que moram fora de Pernambuco ou do Brasil.

Procedimentos

O recadastramento ocorrerá da seguinte forma: os servidores efetivos farão o agendamento pela internet, no site da Alepe. Quem não tiver acesso à rede mundial de computadores, deverá procurar o Departamento de Gestão Funcional da Superintendência de Gestão de Pessoas.

Em caso de necessidade de alteração de dados na ficha cadastral, a pessoa deverá anexar o documento comprobatório da informação alterada, até o 10º dia do mês subsequente ao do seu aniversário, por meio de requerimento funcional.

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) (Foto: Arquivo/G1 )

Para se recadastrar, de fato, servidores efetivos e aposentados deverão ir até a Alepe e apresentar documento de identificação oficial com fotografia, CPF, fotografia atualizada no tamanho 3x4 com fundo branco, e comprovante de residência expedido nos últimos 60 dias em seu nome.

É preciso levar também demais documentos que comprovem o estado civil e os dependentes legais, como filhos e cônjuge. O recadastramento poderá ser realizado por meio de procurador, constituído mediante procuração pública.

A comprovação anual de vida será realizada no Departamento de Gestão Funcional. O aposentado deverá levar documento de identificação oficial com fotografia, CPF e comprovante de residência expedido nos últimos 60 dias em seu nome. Caso ele não realize o procedimento, será notificado e terá prazo de 30 dias.

Ficam isentos de comparecer à Alepe aqueles servidores que comprovarem licença médica, doença grave, dificuldade de locomoção, declaração de incapacidade ou residência fora do Estado de Pernambuco ou no exterior.

Recadastramento por procuração

O recadastramento e a comprovação anual de vida poderão ser feitas por procurador. Para isso, é preciso apresentar procuração pública, com validade de pelo menos seis meses.

O procurador deverá apresentar os seguintes documentos do servidor efetivo ou aposentado: Identidade, CPF e comprovante de residência expedido nos últimos 60 dias em nome do servidor efetivo ou aposentado representado. Também é preciso levar documentos do procurador.

A partir de 2018, o recadastramento e a comprovação anual de vida serão realizados no mês de aniversário do servidor efetivo ou do aposentado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia