Com centenas de atrações, Festival de Inverno de Garanhuns anuncia programação

A 27ª edição do evento acontece de 20 a 29 de julho, no Agreste de Pernambuco. São centenas de apresentações de música, teatro, dança, circo e cinema

Por G1 PE

Tom Zé é um dos destaques do festival (Foto: Divulgação/Secult)

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) anunciou, nesta sexta-feira (7), a programação da sua 27ª edição, que acontece de 20 a 29 deste mês. Homenageando o cantor Belchior, que faleceu em abril deste ano, a cidade do Agreste pernambucano vai receber centenas de apresentações, de linguagens da arte, como música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia e artes visuais. São diversos polos, com atrações gratuitas espalhadas por todo o município.

Principal polo do festival, o palco Mestre Dominguinhos recebe, na sexta-feira (21), o Tributo a Belchior, que conta com a participação de Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE). Antes deles, o palco receberá a cantora Amanda Back, às 20h, e também show com Geraldo Azevedo, às 22h30. O VJ Gabriel Furtado garantirá as imagens que ilustrarão todos os shows que acontecerão no palco Dominguinhos.


Artes visuais

As mostras de artes visuais, moda, design e fotografia do FIG acontecem, mais uma vez, na Casa Galeria Galpão, que recebe cinco destaques. Um deles é "Traços de um Rio", exposição de Artur Sgambatti sobre uma série de viagens realizadas em 2015 e 2016 pelo Rio Doce. "Construção da Desconstrução", de Daniel Araújo, traz oito obras inéditas, pintadas em óleo e acrílica sobre madeira e pedaços de concreto.

"Descamada" é uma performance de Carol Azevedo e "#Tecnologiaaservicodaorgia", de Kalor Pacheco, é uma série de performances que tratam da temática da hipersexualização do corpo feminino, em especial o de mulheres negras. "Distopia", do Coletivo Espectro, é performance em três atos que procura abordar os problemas da metrópole através da criação conjunta audiovisual produzida em tempo real.

Artes cênicas

Nas artes cênicas, as mostras de teatro e dança acontecerão no Teatro Luiz Souto Dourado. Este ano, também acontece a II Mostra de Teatro na Galeria Galpão, cujos espetáculos começam sempre às 22h, após o término das atividades das artes visuais.

Os espetáculos de circo ocorrem desde a abertura, com a Mostra de Números Circenses, da qual participarão a Índia Morena - Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Intervenção de Palhaço e Mala Moscovita: Cia Brincantes de Circo (PE), o Duo Palhabat: Jonathan Marinho e Alison Santos (PE), o Duo de Malabares: Jonathan Marinho e Eduardo Silva (PE), Os Vaudevillianos em Mambo Acrobático e Bicicleta Cômica: Trupe Vaudeville (SP), Trapézio Triplo e Lira: Escola Pernambucana de Circo (PE) e Aganjú: Coletivo Bartira (PE).

Literatura

Praça da Palavra no Festival de Inverno de Garanhuns (Foto: Jael Soares/ G1)

Em homenagem ao centenário de Hermilo Borba Filho, a Praça da Palavra ganha o nome do escritor e dramaturgo. Haverá uma mesa sobre sua vida e obra, com a participação de Leda Alves. Outro destaque da programação é o lançamento do Livro O Rei do Baião, com Bené Fonteles e Paulo Vanderley, que faz parte da itinerância da 32º Bienal de São Paulo, que traz o tema Incerteza Viva.

Música

Na música, carro chefe do festival, os destaques são artistas como Baby do Brasil, Fafá de Belém, Tom Zé, Baiana System e a paraibana Lucy Alves. A abertura oficial do evento, na quinta-feira (20), ocorre a partir das 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite.

A cerimônia vai ser comandada por show da cantora Isadora Melo, com participações de Maurício tizumba (MG), Lui Coimba (RJ) e Mona Gadelha (CE), uma das artistas que prestou homenagem a Belchior, no estado natal do cantor.

O palco Mestre Dominguinhos recebe, no sábado (21), a cantora Baby do Brasil. Antes de Baby, os pernambucanos Maciel Salu e Adiel Luna e Mestre Bule Bule sobrem ao palco para representar a tradição do estado, com show de poesia popular e viola.

Também tocarão no Dominguinhos os artistas Tom Zé (BA), Baiana System (BA), Fafá de Belém (SP), MPB4 (RJ), Chico César (PB), Marienne de Castro (BA), Mart'nália (RJ), Fernanda Abreu (RJ), Lucas Santana (BA), Banda Eddie (PE), Mundo Livre (PE), Spok Frevo Orquestra (PE), Lia Shopia e Pinduca (PA), Lucy Alves (PB), entre outros.

Baiana System é destaque da programação do FIG (Foto: Divulgação/Secult)

No Palco Pop, o público terá uma amostra da música contemporânea, com destaque para os shows de Barro (PE), Curumim (SP), e Zé da Flauta e Banda Psicoativo (PE), que abrem o palco na terça (25); além de Ava Rocha (BA) e Não Recomendados (SO).

A quinta-feira é dedicada ao público que gosta de rock pesado, com a banda Devotos. Na sexta-feira, o MPB é a atração, com Marsa (PE), Tibério Azul (PE), e Mariana Aydar (SP). No sábado, o Pop fecha com show de Marina Lima (RJ).

A partir das 22h, o Palco Pop dá vez ao Forró, com artistas tradicionais como Assisão (PE), Agostinho do Acordeom, Terezinha do Acordeon, Forró Pesado de Garanhuns, Flávio Leandro, Azulinho, Banda Coruja e Seus Tangarás, entre outras.

No Palco Instrumental, o chorinho vai contar com importantes representantes, como Danda e seu Regional de Ouro (PE) e Betto do Bandolim (PE), com participação do Mestre Chocho. Na música erudita, o espaço é de Aglaia Costa (PE), Nikolas Krassik; e mais experimental, com o Noise Viola.

O encerramento deste polo ocorre com o brasileiro Renato Borghetti (RS), que, acompanhado por um quarteto, fará um show que é um apanhado de diversas músicas de sua trajetória internacional.

A Igreja de Santo Antônio vai ser palco da música instrumental, com a parceria do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e homenagem aos 130 anos de Villa-Lobos, os 90 anos de Tom Jobim) e o XIII Virtuosi na Serra. Na sexta (21), sábado (22), domingo (23), terça (25) e quarta (26), passarão pelo programa do CPM concertos com Cida Moreira, Francis Hime e Olivia Hime, Ellyana Caldas, Toninho Orta, Toninho Ferragutti, SaGRAMA, Yamandu Costa, entre outros.

O programa do Virtuosi ocupa a igreja na segunda (24), quinta (27) e sexta (28), com apresentações de músicos de excelência tais como a russa Kristina Miller (com recital e piano), o pianista Victor Assuncion, o Grupo Instrumental Brasil, a Orquestra Jovem de Pernambuco e o contratenor Edson Cordeiro.

Este ano, no Som na Rural, passarão Ylanna Queiroga, Mamelungos, Edmilson do Pífano, a banda paulista Francisco, El Hombre, entre outras. O projeto também recebe o espetáculo As Bodas de Umbigolina Goiabenta, da Cia. Buffa de Teatro (BA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia