A deificação humana e a humanização de Deus

A deificação humana e a humanização de Deus

E o povo exclamava: É a voz de um deus, e não de um homem. Atos 12:22

Já ouvi muitos pregadores exclamarem que Herodes morreu porque não deu glórias a Deus, mas o fato é que ele não deu a glória para Deus, tomando-a então para si.

Está escrito: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8.

A questão não é se fazemos muito ou pouco barulho quando cultuamos, também não é pelo fato de dizermos: Glórias a Deus, que estamos adorando-o. Adoração é mais que isto: É reconhecimento de que Ele é Deus e está acima de tudo e de todos. Há muitos que, em grandes reuniões, usam o nome de Deus para exaltação de si mesmo, embora estejam mencionando o nome de Deus, contudo o coração está longe dele, fazem grandes eventos para apresentarem a si próprios, gritam “Hosanas”, mas não se aproximam de Deus nem o glorificam de verdade. 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim. Marcos 7:6.

Um dia, estando inspirado, Herodes veste as vestimentas reais e faz um pronunciamento, um discurso de verdade, a forma inteligente e a eloquência do rei chama a atenção de seus ouvintes, o povo aplaude e vai ao delírio exclamando à uma só voz: É a voz de um deus, é a voz de um deus e não de um homem. Naquele instante Herodes recebe tamanha exaltação e se coloca acima do povo aceitando aquela glorificação. E por causa dessa sua inércia, Herodes é ferido de uma doença mortal.

Cada um deve receber a honra que lhe é cabível, se de homem, que de homem seja, (Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.(Romanos 13:7)) mas a glória de Deus é somente de Deus, Jesus falou: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 

Mateus 22:17-21 - Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Quantos estão tomando o nome de Deus em vão, quantos estão imaginando ser Deus como um reles mortal. Quantos não estão atentando para a santidade divina e não o estão reconhecendo como Deus. Mas todos hão de se apresentar diante dele e assim receber a justa recompensa de seus erros.

Romanos 1:21-28 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Na carta escrita pelo apóstolo Paulo aos irmãos da Galácia está escrito: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7).

Os homens querem se fazer deuses e ao mesmo tempo querem fazer de Deus , humano, nas suas concepções invertem o santo tomando-o por profano. Nesse grave erro caminham para a perdição. 

Não atentam para o que a Palavra diz acerca do verdadeiro Deus:

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:33-36

Um abraço e até a próxima, se Deus quiser.

Dário Gomes de Araujo é evangelista e atual gestor da Assembleia de Deus em São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia