Odebrecht corrompeu de Temer a Vado da Farmácia



E a gente achando que a Odebrecht ganhava contratos por causa de sua expertise e de sua capacitação técnica, tecnologia de ponta, portfolio, etc. Éramos mesmo uns ingênuos imaginando que a maior empreiteira do Brasil e uma das maiores da América Latina ganhava o pão de cada dia com o suor do rosto e a consciência do dever cumprido.

Mas, não. A Odebrecht cresceu porque investiu em corrupção. Não era uma atividade marginal. Esse foi seu grande investimento. Cresceu comprando políticos de todo o Brasil, dos mais graduados aos mais mequetrefes. De Temer a Vado da Farmácia. Cresceu comprando leis. Investiu mais em corrupção do que em tecnologia. É o que estamos vendo agora. Os gráficos mostram.

Desde que a empreiteira criou o Departamento de Propina e tudo passou a ser contabilizado como em toda organização moderna o investimento em corrupção cresceu de 60 milhões de dólares por ano em 2006 para 730 milhões de dólares por ano em 2012.

Se cresceu mais de dez vezes em seis anos é porque o retorno foi fabuloso. Valeu a pena. A Odebrecht mostrou na cara de todo mundo que o melhor investimento que se pode fazer no Brasil é em corrupção.

Ao organizar a corrupção (que é, mais ou menos, como organizar uma suruba, diria Jucá) Marcelo Odebrecht se resguardou: se um dia caísse tinha todas as provas para derrubar a República. Como está derrubando.

Marcelo Odebrecht tinha os instrumentos para eleger vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, mas também tinha as armas para destruí-los. De Temer a Vado da Farmácia.

Ele que, ao ser preso disse que jamais seria dedo-duro apontou o dedo contra todos os seus parceiros, graças aos quais a sua empresa foi à estratosfera.

O volume de delações é imenso. A Odebrecht é a maior delatora da história do Brasil. Ganha de Joaquim Silvério dos Reis. Ganha de Calabar. Os 77 ex-diretores e presidente prestaram depoimentos que somaram 270 horas ou 10.800 laudas, gravados em 1000 vídeos. Ninguém, além de jornalistas e juízes vai enfrentar a maratona de 11 dias seguidos para ver tudo de cabo a rabo.

Mas não é preciso ver tudo para concluir que a Odebrecht é a grande corruptora dos políticos e dos partidos brasileiros há pelo menos 30 anos ou seja, desde o início da Nova República, quando o presidente era Sarney. A Odebrecht corrompeu os políticos brasileiros e não o contrário. 

A Odebrecht é uma organização criminosa. Não o PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia