Isaltino propõe enquadrar Sport Club do Recife como instituição de utilidade pública

Do BLOG DA FOLHA

Deputado afirma que a entidade realiza trabalhos sociais sociais e, por isso, poderia receber benefícios fiscais

A proposta de Isaltino Nascimento foi aprovada na Comissão de Administração - Foto: Jarbas Araújo/Alepe

Em meio ao debate na Câmara dos Deputados sobre a revisão da isenção fiscal aos clubes de futebol, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento (PSB), propôs, no sentido contrário, o projeto de Lei 1196, que declara a Associação Sport Club do Recife como uma instituição de utilidade pública e interesse social, que se aprovado, permitirá o clube a benefícios fiscais. A matéria já recebeu parecer favorável na Comissão de Administração da Alepe.

O projeto, que prevê o reconhecimento dos trabalhos sociais do clube para garantir acesso a benefícios fiscais, deverá ser submetida à Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e, depois, segue para o plenário.

Na justificativa da proposta, Isaltino afirma que o clube é promotor de atividades sociais de apoio à população, principalmente nas áreas de saúde, cultura e esporte.

“O Sport promove inúmeras campanhas e ações que dão contribuição para a redução do impacto social”, explica o deputado.

Dentro os projetos sociais promovidos pelo clube, Isaltino Nascimento pontua, na justificativa da proposta, o “Adote um pequeno torcedor”, considerado o primeiro programa social apoiado por um time de futebol, que teve como objetivo estabelecer laços familiares para dezenas de crianças que residem em abrigos.

“Outro projeto relevante e de grande repercussão foi o Fãs Imortais, incentivando a doação de órgãos no Estado de Pernambuco”, ressalta o deputado.

Da mesma linha social, foi criado o programa “Ingressos do bem”, que buscou arrecadar alimentos doados por torcedores no momento da compra do ingresso.

O parlamentar citou ainda, na sua justificativa, o projeto “Mães Segurança”, que buscou resguardar a paz nas arquibancadas, através das mães dos torcedores. O clube levou 30 mães uniformizadas para inibir que seus filhos brigassem no estádio.

Isaltino exemplifica que a atuação do clube é relativa a atividades voltadas para a educação física e a prática dos desportos, especialmente o futebol, a promoção de reuniões sociais, culturais e cívicas sempre envolvendo o interesse da coletividade.

São diversos projetos que buscam o fortalecimento das políticas e serviços públicos que foram implementados pelo clube.

“O Sport deve ser enquadrado como uma associação de utilidade pública para que possa dispor dos benefícios e, a partir daí, ampliar a sua atuação nos projetos sociais. O Sport presta diversos serviços à sociedade pernambucana. Quadras esportivas e piscinas do clube são utilizadas por meio de parcerias com os governos Municipal e Estadual e pela comunidade que vive no entorno da Ilha do Retiro, por exemplo", destacou Nascimento.

Presidente da Comissão de Administração, o deputado Lucas Ramos (PSB) disse esperar "que projetos similares a este relativos a outros clubes do Estado também possam ser apresentados".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia