Diogo Moraes é homenageado no Cinquentenário da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

O espetáculo, que em 2017 completa 50 anos de encenação, reuniu nesta, sexta-feira (7), autoridades políticas, imprensa e convidados para a tradicional encenação de abertura

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi homenageado, nesta sexta-feira (07), com o Troféu Diva Pacheco no cinquentenário da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, no município de Brejo de Madre de Deus. Além do socialista, outras personalidades receberam a comenda, que foi concedida na abertura do espetáculo. O evento contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), do Ministro da Cultura, Roberto Freire, das Cidades, Bruno Araújo, além de secretários e deputados estaduais. Autoridades religiosas também estiverem no teatro, a exemplo bispo diocesano de Caruaru Dom Bernadino Marchio.

Ao receber a homenagem, Diogo Moraes falou sobre os 50 anos espetáculo e destacou a representação cultural do evento para o País. "Ser referência mundial é um simbolismo que não tem tamanho. Fazer parte da história de Fazenda Nova para mim é uma honra. São 50 anos da Paixão de Cristo, que tanto nos orgulha e orgulho a região Agreste. Orgulha Pernambuco, o Brasil é faz referência no mundo. São 50 anos do belíssimo trabalho de Plínio Pacheco e eu tive a grata surpresa de receber uma medalha comemorativa e de ter de alguma forma contribuído para isso como deputado estadual. Fico feliz e parabéns à Sociedade Teatral e que mais cinquenta anos venham", disse. 

Antes da abertura dos portões, o deputado inaugurou, juntamente com as demais autoridades, o monumento em homenagem ao idealizador da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Plínio Pacheco (em memória), à esposa do artista, Diva Pacheco (em memória) e aos trabalhadores que ergueram a cidade teatro.

Na oportunidade, o ministro Roberto Freire falou da honra em participar do evento e destacou a importância do espetáculo para a cultura brasileira. O governador Paulo Câmara também destacou a representação da Paixão de Cristo para o Estado. "Agradeço a oportunidade de estar mais um ano em um espetáculo tão bonito e que encanta e nos orgulha. O espetáculo da Paixão de Cristo já deixou há muito tempo de ser um espetáculo para Pernambuco e passou a ser do mundo. Em pleno Agreste de Pernambuco e diante de tantos desafios que o país passa, só nos remete a uma conclusão: parabéns a todos que fazem esse espetáculo! Parabéns a Pernambuco e ao Brasil por ter esse espetáculo", destacou. 

O presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robson Pacheco, agradeceu a presença das autoridades e completou mencionando o começo do maior teatro ao ar livre do mundo. "Dos sonhos dos homens nascem as cidades, escreveu certo vez o visionário Plínio Pacheco. Guerreiro com espírito de bravura que chegou ao nordeste do Brasil, trabalhando de sol a sol e em plena terra seca e desabitada do Agreste fez surgir palácios. Nascia a cidade de pedra de nova Jerusalém. Do sangue gaúcho de Plínio e da pernambucana Diva Pacheco transformou-se em uma missão coletiva que encanta milhares de pessoas a cada temporada e nos enche de orgulho para realizar todos os anos esse espetáculo", destacou. 

OUTROS HOMENAGEADOS

Na solenidade de ontem, foram concedidas medalhas e troféus alusivos ao cinquentenário da Paixão de Cristo ao governador Paulo Câmara, ao ministro da Cultura, Roberto Freire, do Turismo, Marcos Beltrão (entregue ao seu representante, deputado federal Kaio maniçoba), ao ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, ao secretário de Turismo, Felipe Carreras, ao presidente da Empetur Adailson Feitosa, ao prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, ao artista plástico Jota Cacheado (autor dos monumentos), aos deputado federais Tadeu Alencar (PSB) e Kaio Maniçoba (PMDB), aos deputados estaduais Guilherme Uchoa (PDT), Alberto Feitosa (SD) e Laura Gomes (PSB), ao secretário de Saúde de Brejo, Edson Souza, ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, ao bispo diocesano dom Bernadino e ao radialista Tarcísio Bocão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia