Coronel da PM é indiciado por corrupção passiva e falsidade ideológica no Recife

Ex-comandante da Ciods Ricardo Fentes Gomes confessou à polícia ter recebido R$ 400 mil

Por: Portal FolhaPE, com informações de Luiz Filipe Freire, da Folha de Pernambuco

Ricardo FentesFoto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco/arquivo

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (20) que o ex-comandante do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) de Pernambuco foi indiciado por corrupção passiva e falsidade ideológica. De acordo com a corporação, o coronel Ricardo Fentes Gomes confessou em depoimento ter recebido R$ 400 mil para assinar contratos de prestação de serviço em 2015. Hoje ele está na reserva da Polícia Militar.

Em coletiva, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, o delegado Joselito Kherle, informou que o inquérito foi aberto ainda em 2015 por iniciativa da Secretaria de Defesa Social (SDS), na Delegacia de Crimes contra a Administração dos Serviços Públicos. A investigação foi concluída em fevereiro de 2017 e remetida à Justiça, com indiciamento do coronel por corrupção passiva e falsidade ideológica. Agora, cabe à promotoria decidir pelo pedido de prisão do indiciado.

O delegado explicou que duas empresas venceram uma licitação para realizar a manutenção corretiva e preventiva em câmeras de segurança da SDS. A fraude é que o coronel atestava a realização do serviço mesmo quando ele não era feito. Três empresários envolvidos no esquema foram indiciados por corrupção ativa: eles pagavam o coronel para não executar o serviço para o qual foram contratados. Os nomes dos envolvidos e das empresas não foram divulgados. "Ele [o coronel] confessou , em interrogatório, ter aproximadamente 400 mil [das empresas]", disse Kherle.

Ainda de acordo com o delegado, o coronel está respondendo a um processo disciplinar na Corregedoria Geral da Polícia Civil, que pode acarretar na perda da patente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia