Condepe/Fidem agiliza processos de divisão político-administrativa estadual com a Alepe

MAURÍLIO LIMA E GUILHERME UCHOA

Divisão geográfica dos municípios de Pernambuco. Este foi o tema da conversa hoje (14), entre o presidente em exercício da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Maurílio Lima e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa. O encontro ocorreu no gabinete do parlamentar.

O objetivo da reunião foi o de promover uma maior aproximação com o órgão legislativo, visando consolidar o processo de atuação técnica da Agência Condepe/Fidem nesta área. Na ocasião, Lima entregou ao deputado documentos contendo estudos sobre alguns conflitos territoriais no Estado, que foram encaminhados imediatamente para análise pela Comissão de Negócios Municipais, que tem a a responsabilidade de alterar os limites municipais.

A Agência Condepe/Fidem é responsável pela atividade intitulada Arquivo Gráfico Municipal (AGM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e outras entidades nacionais, que desenvolve estudos técnicos detalhados sobre os limites geográficos de cada um dos municípios pernambucanos. A ação é, segundo Maurílio Lima, fundamental para a compatibilização dos documentos legais e cartográficos; consolidar a divisão político-administrativa do território estadual; analisar os conflitos já existentes, entre outras. "Esta aproximação é fundamental para que possamos agilizar as pendências referentes às questões limítrofes já que tratamos das especificidades técnicas, em atendimento a demanda dos municípios", comenta o gestor estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia