Ano novo, vida nova, mas. . ., por Dário Gomes

Nada muda se você continuar fazendo tudo do mesmo jeito!

Dário Gomes*
Sempre que se inicia um novo ano, milhares de planos e promessas surgem à mente. É um tal de: Esse ano vou mudar, vou fazer uma poupança, vou deixar de ser quem sou, vou mudar de vida e serei outra pessoa. Contudo o tempo passa e nós vamos juntos e lá vem mais um ano e toda a história se repete, tudo igualzinho ao que era antes, nada muda e nada mudará. E assim vão se passando os anos.

Pessoas que conseguiram mudar sua história, só conseguiram porque fugiram da mesmice, procuraram ver as possibilidades de uma mudança e colocaram em prática aquilo que pretendiam. Na maioria das vezes o resultado foi surpreendente. 

Tudo depende da forma como vemos as coisas ao nosso redor.

Outro dia conversando com um membro de nossa igreja, ele me contou parte de sua história: Homem pacato e simples, que tinha uma boa clientela em sua singela barbearia, até parece que ele nasceu para aquela profissão, calmo, de fala baixa e pausada, e sempre raciocinando o que falar. Em meio ao sucesso de sua barbearia, conseguiu uma boa clientela e assim terminou o curso médio, antigo 2º grau, em contabilidade, e para tristeza de seus clientes, ele abriu um escritório e migrou da barbearia para a contabilidade. Foi, na verdade, uma mudança radical, obteve junto aos clientes da barbearia, que eram comerciantes, seus primeiros clientes para a área contábil, e como era cuidadoso no seu trabalho obteve muitos bons clientes, mas seu anelo em melhorar impulsionava-o para um passo ainda maior. Estudou e prestou exame vestibular na capital, passando a estudar o curso de Direito, foram anos de muita luta na tentativa de conciliar seu trabalho na contabilidade e seus estudos na faculdade, teve que sacrificar seus domingos e feriados, dormir, muitas vezes, tarde e acordar muito cedo, até que conclui o curso e enfim se formar em advocacia, transforma o escritório de contabilidade em um escritório de advocacia, e sempre com a mesma dedicação que tinha por sua profissão, consegue ganhar o coração da maioria das pessoas de sua cidade e, como se não bastasse tantas mudanças em sua vida, ele se candidata ao cargo de prefeito em seu município, tendo conseguido êxito nos dois pleitos que concorreu, findo os mandatos, ele volta para seu escritório de advocacia, submete-se a um concurso e hoje serve como Defensor Público em uma comarca no nosso estado. Com certeza, se ele não tivesse procurado mudanças, elas nunca teriam acontecido.

O problema de muitos é que querem mudanças mas não mudam, as atitudes são as mesmas, alguns, antes de tentarem mudar, se esbarram nas dificuldades que ainda nem vieram, e esperam que um novo ano venha e traga, por si só, as tão desejadas mudanças.

Nada muda se você continuar fazendo tudo do mesmo jeito! Quando mudarmos nossas atitudes as coisas começarão a mudar. Os únicos responsáveis pela mudança, somos nós mesmos. De nada adianta reclamar da vida, achar que a estrela só brilha na casa do vizinho, ficar a espera de um milagre e não termos atitudes. Quantos mudaram de atitudes as coisas começam a mudar ao nosso redor. 

A bíblia fala de mudanças: Efésios 4:28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 

Existem alguns obstáculos a enfrentar, quando queremos mudar: o medo, a insegurança, a falta de ânimo, as críticas e também os que torcem para que não dê certo e nem acreditam que vai dar certo. Mas, para vencermos tudo isso temos: a fé, a coragem, o desejo de fazer, o ânimo e os que acreditam que você vai vencer e torcem por você.

Quem acreditaria que em um homem que, sendo próspero naquilo que fazia, iria querer mudar, para talvez conseguir algo melhor? Quem acreditaria num louco que renunciasse uma posição e que lutasse por conseguir os seus próprios objetivos. Quem acreditaria em alguém que fizesse o contrário que a maioria das pessoas fazem, que saísse da mesmice e tentasse melhores resultados por caminhos diferentes, desde que sejam lícitos? Alguém crê e confia, e assim as mudanças vão acontecendo.

Lembre-se; Nada muda se continuarmos a fazer do mesmo jeito. Coloque em prática seus planos, corra atrás de seus sonhos, de seus objetivos, lute e, ao final desse ano, poderás dizer: Esse ano foi um ano diferente, pois foi um ano de mudanças.

Um abraço e até a próxima , se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia