Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2016

PIB emenda 10ª queda, pior marca desde 1996; economia encolhe 2,9% em 1 ano

Imagem
Do UOL, em São Paulo

A economia brasileira continuou encolhendo, piorando a sequência de quedas que já era a maior dos últimos 20 anos. O PIB (Produto Interno Bruto) caiu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Na comparação de um ano atrás, com o terceiro trimestre de 2015, o PIB caiu 2,9%.
Nessa comparação anual, é a décima queda seguida. Em relação ao trimestre anterior, o PIB sofreu seu sétimo recuo consecutivo. Em ambas as medições, trata-se da maior sequência de resultados negativos em 20 anos, desde 1996, quando começou a atual pesquisa.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em valores atuais, o PIB no terceiro trimestre de 2016 alcançou R$ 1,58 trilhão. 

Recessão sob Temer
Este é o primeiro trimestre completo sob comando de Michel Temer e de sua equipe econômica. Temer assumiu interinamente a Presidência em 12 de maio, quase na metade do segundo trimestre.
O resultado do terceiro trimestre,…

Epidemia da Aids não cede no Brasil, e 112 mil desconhecem ter o vírus

Imagem
Por Jairo Bouer



Dados apresentados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (30), véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, mostram que o número de novas infecções por HIV não tem diminuído no país. São mais de 41 mil novos casos por ano, total que se mantém estável há bastante tempo. Para piorar, dos 827 mil brasileiros que hoje convivem com o vírus, 112 mil desconhecem a sua condição.
O país segue a tendência mundial. O relatório da Unaids, o programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, revelou, na semana passada, que em 2015 houve 2,1 milhões de casos novos, total que tem se mantido estável nos últimos cinco anos.
A boa notícia é que a taxa de detecção da Aids em crianças com até 5 anos apresentou uma queda de 36% de 2010 para cá, no Brasil. Isso significa que o cuidado com gestantes soropositivas tem evitado a transmissão vertical (na gravidez ou no momento do parto), o que também vem ocorrendo em outras partes do mundo.
A mortalidade por Aids também vem apresentando…

Temer sanciona lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural

Imagem
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Michel Temer sancionou sem vetos a lei que eleva rodeios, vaquejadas e outras expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.
Em julgamento feito em 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei cearense que regulamentava eventos desse tipo. Desde então, a proposta que visava à sua legalização ganhou força no Congresso Nacional e foi aprovada no mesmo dia (1º de novembro) tanto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte quanto no plenário do Senado. A decisão do STF resultou também em uma manifestação contrária a ela, feita por vaqueiros no dia 11 de outubro na Esplanada dos Ministérios.
Saiba Mais Plenário do Senado aprova projeto que considera vaquejada manifestação cultural
A vaquejada é uma atividade competitiva bastante praticada no Nordeste brasileiro, na qual os vaqueiros têm como objetivo derrubar o boi, puxando-o…

Simpósio Internacional de Dislexia vai acontecer no Recife

Imagem
Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM-PE) promoverá debates acerca da Dislexia 
O Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar vai realizar o primeiro Simpósio Internacional sobre Dislexia, que acontecerá entre os dias 03 e 04 de fevereiro de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os dois dias de evento serão debatidos diversas questões que envolvem o distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de leitura, escrita e soletração da criança, com maior incidência nas salas de aula.
“Esse será um importante evento nunca visto em todo Norte e Nordeste a tratar desta problemática, contando com cinco renomados especialistas que estarão conosco trazendo discussões que sempre rendem esclarecimentos e novas diretrizes”, afirma o Neuropsicólogo Ítalo Bruno Gomes, um dos organizadores do Simpósio. Ele explica que quem tem dislexia já nasce com ela, e as vezes, demora anos para descobrir que tem o distúrbio, porém é possível ter uma vida muito bem aproveitada se tiv…

Danilo Cabral vota contra relatório de MP que reforma o ensino médio

Imagem
O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) votou contra o relatório da MP 746/2016, da reforma do Ensino Médio. Ele defende que o texto deve ser aperfeiçoado principalmente em relação ao financiamento do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. Apesar de o relator Pedro Chaves (PSC-MS) ter estendido o prazo de quatro para dez anos de apoio do Governo Federal aos estados, o deputado afirma que o fomento da política de ensino integral só será bem-sucedido se os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) forem complementados.
Segundo Danilo Cabral, haverá um incremento nas responsabilidades dos estados na manutenção do ensino integral e isso exige mais recursos. Ele citou o exemplo da instituição das cinco opções dos itinerários formativos. “Os estados não terão como oferecer isso aos alunos sem a contrapartida do Governo. A manutenção do ensino é custeada pelo Fundeb, que não vai receber n…

Após protestos, Senado aprova em 1º turno PEC que congela gastos por 20 anos

Imagem
Do UOL, em Brasília e São Paulo Waldemir Barreto/Agência Senado Com as galerias vazias, senadores debatem e votam PEC do Teto dos Gastos Públicos O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (29), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto, que limita os gastos públicos: 61 senadores votaram a favor e 14 foram contrários. A matéria será submetida a uma segunda votação. No início da sessão, na tarde de hoje, os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana, na Colômbia. Setenta e uma pessoas morreram no acidente ocorrido na madrugada de hoje. Durante a discussão da matéria, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), autor do parecer aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), defendeu a PEC e rebateu as críticas de que a proposta vai provocar a redução das verbas para as áreas da saúde e da educação. "Em relação à saúde…

Justiça dá um ano a mais para Samarco pagar indenizações emergenciais

Imagem
Rayder Bragon Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte Mister Shadow/Estadão Conteúdo 4.dez.2015 - Moradores vasculham destroços das casas onde moravam em busca de pertences em Bento Rodrigues, Minas Gerais A Justiça de Minas Gerais prorrogou para dois anos o prazo que a mineradora Samarco terá para indenizar emergencialmente as vítimas do estouro da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro do ano passado. A empresa é responsável pela estrutura cujo rompimento matou 19 pessoas - um corpo ainda não foi localizado - e lançou um mar de lama na bacia do Rio Doce, sendo considerado o pior desastre ambiental do país.
A decisão foi tomada em audiência realizada nesta segunda-feira (28), na 2ª Vara Cível Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Mariana. Anteriormente, esse prazo era de 12 meses e fora acordado em uma sessão judiciária realizada no dia 23 de dezembro do ano passado.
Nessa ocasião, além das indenizações emergenciais, foram pactuados o pagamento de aluguéi…

Câmara altera pacote anticorrupção e inclui punição a juízes e promotores

Imagem
Do UOL, em São Paulo Alan Marques/Folhapress Presidente Rodrigo Maia durante votação do pacote com medidas anticorrupção Aprovado por 450 votos contra 1 no início da madrugada desta quarta-feira (30), o texto-base do projeto de lei com o chamado pacote de medidas anticorrupção recebeu diversas alterações em sessão extraordinária, aberta logo na sequência e encerrada às 4h18 para apreciação de emendas e destaques. A polêmica a anistia à prática do caixa 2 não entrou no pacote. Entre as mudanças aprovadas está a inclusão no texto da possibilidade de juízes e promotores responderem por crime de abuso de autoridade. O texto segue agora para votação no Senado. O argumento dos parlamentares para a aprovação da medida era que não poderia se admitir no país mais "privilégios a ninguém". "Essa emenda permite que todos se comportem dentro da lei", disse o líder do PC do B, Daniel Almeida (BA). A emenda, apresentada pelo PDT, era alvo de críticas da força-tarefa da Operação Lav…

Confira o resumo dos discursos dos vereadores da 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Imagem
Ronaldo Pacas
Sendo o último orador da tarde desta terça-feira (29), o vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso enfatizando a importância de ter os vereadores eleitos nas reuniões ordinárias, sobretudo, aqueles que nunca exerceram mandatos, a fim de que os mesmos possam participar e aprender com os vereadores experientes. Ronaldo falou ainda sobre o seu papel de vereador, e que está nesta penúltima reunião em que nesses quatro anos, em nunca ter faltado uma reunião.
Em seguida, o vereador Ronaldo, fez uma análise sobre Ernesto Maia, em que o mesmo pré-julgava os colegas vereadores dizendo que os mesmos achavam bom a desgraça dos outros, e hoje, com a notícia do seu tio condenado à prisão no julgamento do Escândalo da Merenda, Ronaldo disse que nunca achou bom a desgraça alheia, mas que tudo que se faz tem retorno e agora a justiça está julgando quem errou. Ronaldo finalizou seu discurso falando sobre os colegas vereadores de bancada e saudando a todos que não mais voltarão na próxim…