Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2016

Caixas-pretas do avião da Chapecoense são encontradas

Imagem
Do UOL, em São Paulo

As duas caixas-pretas do avião que se acidentou na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29), foram encontradas. A informação foi confirmada pela Aeronáutica Civil colombiana, que divulgou fotos nas redes sociais.
O voo fretado tinha como destino a cidade de Medellín e carregava o elenco da Chapecoense, que disputaria na quarta-feira a final da Copa Sul-Americana. 
Além de jogadores e comissão técnica do clube catarinense, a aeronave transportava profissionais de imprensa, convidados e tripulantes. Não se sabe com exatidão o número de vítimas fatais. Seis passageiros estão sendo atendidos em hospitais da região: os atletas Follmann, Neto e Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Ximena Suárez e Erwin Tumiri.
As caixas-pretas gravam ruídos da cabine de comando, como a conversa dos pilotos, e poderão auxiliar no descobrimento da causa da queda, ainda desconhecida. 
O avião sofreu o acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión, pe…

Turma do STF decide que aborto nos três primeiros meses de gravidez não é crime

Imagem
Brasília
André Richter - Repórter da Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira. A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica. A decisão da Primeira Turma do STF foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto BarrosoJosé Cruz/Agência Brasil No voto, Barroso também ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Al…

DETRAN-PE lança projeto educativo voltado aos jovens e adolescentes

Imagem
“Esse é um projeto especial voltado a uma nova geração, para mostrar aos futuros condutores como se portar no trânsito. Queremos preparar vocês para serem motoristas, pedestres e ciclistas conscientes e corretos”. Com essas palavras, Charles Ribeiro, diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abriu nesta terça-feira, 29, na Escola Pública de Trânsito – EPT, o Projeto Jovem Cidadão.
A ação é voltada aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana, entre 14 e 16 anos, disponibilizando aos visitantes vivências práticas e pedagógicas nas dependências do Órgão. Entre as atividades estão: visita ao pátio de exames práticos; palestra sobre ética e segurança; momento de reflexão, vivências sobre o efeito da associação do álcool e direção (utilizando óculos simuladores), vivência em simulador de direção e momento de leitura na biblioteca da EPT. 
O projeto tem o objetivo de atender até três mil estudantes p…

Armando tem apoio para retomar exigências aos estados na renegociação

Imagem
A maioria dos senadores presentes na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) apoiou, nesta terça-feira (29), o projeto substitutivo do senador Armando Monteiro (PTB) retomando boa parte das contrapartidas dos Estados na renegociação da dívida com a União suprimidas na Câmara dos Deputados. O relatório foi lido hoje por Armando e, diante de pedido de vista coletiva, será votado na sessão da CAE da próxima terça-feira (6), devendo seguir, no mesmo dia, à apreciação do plenário do Senado. Retornam, entre outras exigências, a proibição de novas contratações de pessoal e de concessão de incentivos fiscais por dois anos e o aumento da contribuição aos fundos de previdência estaduais. “Está absolutamente correta a direção do senador Armando Monteiro para que os Estados façam seu dever de casa”, declarou o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), acompanhado, no mesmo tom, pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA),. Lúcia Vânia (PSB -GO) e Hélio José (PMDB-DF).   “Graves momen…

Arte e educação física são mantidas como disciplinas obrigatórias em relatório da MP 746

Imagem
As disciplinas de artes e educação física permanecem como obrigatórias no currículo do Ensino Médio, de acordo com o relatório da Medida Provisória 746/2016, apresentado pelo relator, senador Pedro Chaves (PSC-MS) na manhã desta terça-feira (29). Ele acatou as emendas do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), que propõem alteração do texto da MP no sentido de manter a obrigatoriedade dessas matérias no Ensino Médio.
Para Danilo Cabral, o relatório foi um avanço ao texto proposto pelo Ministério da Educação, mas afirma que a MP ainda pode ser aperfeiçoada. “Infelizmente, não foram incorporadas as disciplinas de filosofia e sociologia, que passam a ser oferecidas a partir da definição de cada estado dentro da base transversal”, afirmou. Ele também fez ponderações em relação ao financiamento Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, previsto pela MP 746, tema de vários questionamentos feitos pelo parlamentar ao longo da tramitação do texto.
O relator estendeu p…

Na PGE-PE e na Softex, Tadeu Alencar fala sobre Reforma Política

Imagem
Reforma Política foi o tema de dois grandes debates que contaram com a participação do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) nesta segunda-feira (28). Como membro da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, ele discutiu o tema, à tarde, na Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE), centro da capital pernambucana. À noite, foi a vez da Softex - Centro de Excelência em Desenvolvimento de Software do Recife – no Bairro do Recife.
Nas duas ocasiões, o deputado comentou sobre a PEC da Reforma Política, aprovada no Senado no último dia 23, que estabelece uma cláusula de barreira que divide os partidos políticos em dois tipos: os com funcionamento parlamentar e os com representação no Congresso Nacional. “Esta proposta enfrenta o problema da fragmentação dos partidos, pois não precisamos de tantas legendas para representar a diversidade de pensamentos políticos no Brasil. Ela também trata da questão da baixa representatividade de alguns eleitos”.
Além disso, ao longo dos d…

AJUDE A PÔR UM SORRISO NOS ROSTOS DE NOSSAS CRIANÇAS

Imagem

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Hospital Santa Efigênia realiza ação de conscientização

Imagem
Na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, a equipe de Assistência Social do Hospital Santa Efigênia realiza uma ação educativa de conscientização para lembrar aos funcionários, pacientes e acompanhantes a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Mundial de Luta contra a Aids será comemorado no Hospital. Durante todo o dia, a partir das 8h, um stand estará montado onde serão distribuídos preservativos e panfletos com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. Os pacientes e acompanhantes também serão abordados nos leitos.
"Com esta ação, nós buscamos discutir a vulnerabilidade relacionada ao HIV, sob o ponto de vista do estigma e, principalmente, do preconceito. Nós queremos estimular a reflexão entre as pessoas, pois sem prevenção todos estamos vulneráveis", afirma Giselle Monique, assistente social do Santa Efigênia.
Este ano no Brasil, o foco do Mini…

Avião que transportava equipe da Chapecoense cai na Colômbia

Imagem
Dez pessoas feridas já foram retiradas do avião

Por: Diario de Pernambuco
Nota do aeroporto José María Cordóva afirma que avião caiu por conta de uma falha elétrica. Foto: Caracol/Reprodução
O voo que transportava a equipe de futebol Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira, nas proximidades de Medellín, na Colômbia. O avião, da empresa boliviana Lamia, transportava 81 pessoas, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes. Informações do aeroporto José María Córdova confirmam seis sobreviventes. De acordo com nota oficial, as buscas aéreas foram encerradas por conta do mau tempo. O acesso só é possível por terra e o local é de difícil acesso.

Entre os resgatados com vida e levados para o hospital San Juan de Dios, em La Ceja, estaria o jogador Alan Ruschel. A rádio colombiana Caracol confirmou dois mortos no acidente, até agora. Em entrevista à rádio, um bombeiro que está no local  do acidente afirmou que há muitos sobreviventes, mas não pode precisar quantos. O avião não explodiu, o que …

'Operação Caça Fantasmas', em Carpina, teve detalhes apresentados.

Imagem
Parentes de vereador e ex-tesoureiros têm relação com crimes, diz polícia Tiveram participações filho, cunhado e namorado de filha de ex-presidente.
Do G1 PE
A Polícia Civil de Pernambuco detalhou, nesta segunda-feira (28), como funcionou o esquema de fraude com empréstimos consignados e de desvios de pagamentos a servidores fantasmas na Câmara de Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com a polícia, tiveram alguma participação nos crimes ex-tesoureiros e ex-diretores financeiros e de gabinete da presidência, além de um filho, de um cunhado e do namorado de uma filha do ex-presidente do Legislativo municipal Tota Barreto, que foi preso.
Os crimes foram investigados pela ‘Operação Caça Fantasmas’, deflagrada na sexta-feira (25). Ao todo, os policiais prenderam nove pessoas, incluindo Barreto. Também levaram seis pessoas para prestar depoimentos. As ações ocorreram em Carpina, Lagoa do Carro e Lagoa de Itaenga, na mesma região.
Segundo a polícia, o cunhado de T…