Morre aos 90 anos Elmo Cândido Carneiro, diretor presidente da Pitú

Do Diario de Pernambuco
Nascido em Vitória de Santo Antão, Elmo era filho de Joel Carneiro, um dos fundadores da Pitú. Foto: Igo Bione/Divulgação
Nascido em Vitória de Santo Antão, Elmo era filho de Joel Carneiro, um dos fundadores da Pitú.  -  Foto: Igo Bione/Divulgação
Elmo Cândido Carneiro, diretor presidente do Engarrafamento Pitú, faleceu na noite deste sábado (10) aos 90 anos, no Recife. Nascido em Vitória de Santo Antão e filho de Joel Carneiro, um dos fundadores da Pitú, Elmo foi professor e presidente do Clube Vassouras O Camelo, cofundador do Instituto Histórico da Vitória e fundador e presidente do Rotary Clube do município.

"Eu costumo dizer que tem duas cidades que aprendi a amar: Vitória e Paris. Mesmo assim, não tenho dúvidas de que a minha Vitória é a melhor cidade do mundo. É por essa razão que desde criança eu nunca deixei de morar em Vitória, meu eterno paraíso”, disse o empresário em uma entrevista dada em 2007 a um jornal de Vitória. 

O corpo será velado no clube Pitú em Folia, no bairro do Maués, e o sepultamento está marcado para as 16h deste domingo, no Cemitério de São Sebastião. Elmo deixa a esposa, Maria Vitória Férrer Carneiro seis filhos e onze netos.

História da empresa

Empresa 100% pernambucana, a Pitú foi fundada em 1938 em Vitória de Santo Antão por Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer de Morais e José Ferrer de Morais. No início, trabalhava com a fabricação de vinagre e bebidas à base de maracujá e jenipapo, além do engarrafamento de aguardente. Em 1948, com o ritmo de crescimento acelerado, a empresa ganhou o nome de Engarrafamento Pitú LTDA. 

Hoje, a Pitú engarrafa cerca de 90 milhões de litros da bebida por ano. Atual marca líder de vendas no Nordeste e maior exportadora do país – com quase 2 milhões de litros anuais – foi pioneira no mercado internacional. Começou a exportar para a Europa nos anos 1970. Na década seguinte, a cachaça made in Vitória de Santo Antão passou a seguir também para os Estados Unidos. Hoje está presente em mais de 50 países.

No site da Pitú, Elmo Cândido Carneiro destaca que existem duas versões para a escolha do nome Pitú para a empresa. Uma delas faz referência ao nome Engenho Pitú, propriedade da família em Vitória de Santo Antão, onde existiam muitos pitus, os camarões de água doce, que eram usados como tira-gosto das reuniões para beber aguardente no engenho. A outra versão fala da cana-pitu, um tipo de cana-de-açúcar dos engenhos da mata norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia