Jesus nasceu, por Dario Gomes*

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, 
louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. 

Lucas 2:13-14

Todos nós temos um dia em que ao mundo viemos, e esse dia é comemorado todos os anos, pois se trata do dia do nosso nascimento. Todos os dias comemoram-se aniversários, desde o primeiro dia do ano até ao último dia. Tem até os que nascem no dia 29 de fevereiro, quando o ano é bissexto, e isso só acontece de quatro em quatro ano. 

Há sempre uma expectativa em torno do nascimento de alguém, são as preparações para a chegada do novo membro da família. Ansiedade é o que não falta. Todo um conforto é preparado para a sua chegada. 

No caso de Jesus, houve uma expectativa em, pelo menos, dois lugares: Na terra e no céu. 

Na terra, além das expectativas dos pais, havia uma expectativa universal, pela promessa bíblica do nascimento daquele que seria a promessa do Pai celestial, dele falaram os profetas e a expectativa em torno de seu nascimento era muito grande, mas a vinda de Jesus à Terra, trouxe expectativas no céu também, a habitação de Deus, porque o Criador de tudo, deixaria o seu trono vazio por um tempo, para descer ao mundo. As miríades celestiais que o serviam e que contemplavam sua realeza, teriam que suportar sua ausência. Havia todo um preparativo para a descida do Filho de Deus ao mundo e no mundo havia todo um preparativo para sua chegada.

Assim diz a bíblia: Mateus 1:18-25

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Não há, em todo o universo e por todos os tempos um nascimento tão comemorado, não há outro nome tão famoso como o de Jesus Cristo. O unigênito do Pai estava agora no mundo.

João 3:16-17 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Não nasceu em um palácio mas em um estábulo, embora fosse dono de tudo, não teve uma recepção de rei, embora fosse Rei dos reis e Senhor dos senhores, não veio com aparência exterior, embora a glória que lhe era peculiar era esplêndida e maravilhosa. Ele era, simplesmente, o Verbo que tomou a forma humana e habitou entre nós. Filipenses 2:6-11 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Embora homem nunca deixou de ser Deus e embora Deus humilhou-se a si mesmo tomando a forma de servo e sendo obediente até a morte e morte de Cruz, fazendo-se semelhante aos homens.

Jesus nasceu e seu nascimento reparte a história da humanidade, Ele é o divisor de águas. Nenhum ser, por mais famoso que seja, conseguiu esse feito, mas com o nascimento de Jesus, o mundo nunca mais seria o mesmo. 

Com sua vinda ao mundo, sua paixão e morte, Ele selou de uma vez por todas, duas coisas principais: a salvação para todo aquele que nele crê e a derrota de satanás para todo o sempre.

Glórias a Deus nas alturas: Jesus nasceu, mas não o procurem mais na manjedoura, nem na cruz, muito menos no sepulcro, porque Ele voltou ao céu, e está a destra do Pai intercedendo por todo o que nEle Crê. E um dia voltará à Terra para nos buscar.

João 14:1-3 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Isaías 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Feliz Natal

Um abraço e até aproxima se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia