Governo do Estado deve 4 milhões às autarquias municipais de ensino

por Inaldo Sampaio

Fred Amâncio - foto Ademar Filho
O Governo do Estado já está devendo R$ 4 milhões a 13 Autarquias Municipais de ensino do interior, segundo revelaram os seus dirigentes durante visita feita hoje à capital.
Eles vieram participar de mais uma rodada de  conversas sobre o atraso nos repasses do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE), mas não foram atendidos por ninguém do governo estadual.
“Não havia ninguém do governo para nos receber. Disseram que alguns estavam em horário de almoço e que outros estavam ocupados. Um desrespeito total”, disse a professora Ana Gleide, presidente da Autarquia de Belém do São Francisco, referindo-se ao secretário Fred Amâncio (Educação).
Também estavam representadas as Autarquias de Petrolina, Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Salgueiro e Serra Talhada.
Segundo o presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco, Rinaldo Remígio, os atrasos nos pagamentos acarretam acúmulos de despesas com folha de pagamento e manutenção básica dessas entidades.
O PROUPE, criado no governo Eduardo Campos, proporciona bolsa de estudo a pessoas de baixa renda para frequentar essas instituições de ensino.
Segundo o professor Remígio, desde 2015 a oferta de bolsas caiu em cerca de 50%. Hoje, o número de alunos beneficiados é de cerca de 7 mil, quando dois anos atrás era de 14 mil.
De acordo ainda com Remígio, as tentativas dos dirigentes dessas entidades para se reunirem com o Governo do Estado se arrastam pelos últimos seis meses, sem qualquer solução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia