Governo decide adiar para fevereiro o pagamento do IPVA

por Inaldo Sampaio

Priscila Krause - foto João Bita
O Governo do Estado decidiu adiar de janeiro para fevereiro de 2017 o pagamento da cota única e da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que tradicionalmente era feito no mês de março.
A antecipação de março para janeiro foi alvo de críticas por parte de muitos deputados, alegando que janeiro já é mês de pagar IPTU e despesas escolares. Um dos que criticaram a antecipação foi a deputada Priscila Krause (DEM).
A decisão foi tomada hoje (8) pelo governador Paulo Câmara após reunião com o secretário da Fazenda, Marcelo Barros. Foi mantido o pagamento da parcela única com o desconto ampliado de 5% para 7%.
Segundo o governador, “a decisão foi tomada com o objetivo de permitir que o contribuinte possa planejar melhor os seus pagamentos de início de ano, reconhecendo o curto prazo existente do anúncio até o pagamento em janeiro”.
Ele lembrou que 50% dos recursos arrecadados desse imposto são repassados diretamente para os municípios.
“Foi uma forma que encontramos de ajudar também os municípios pernambucanos neste início de 2017. A crise econômica nacional tem levado muitas prefeituras a suspenderem serviços de saúde e antecipação desse dinheiro chegará num momento importante”, disse o governador.
O que também sofreu uma redução foi o valor do próprio IPVA em 2017: dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis mostram que o valor venal dos veículos caiu 3,8% em 2016, em comparação com 2015.
No caso dos automóveis, a redução foi de 4,5%. Já para caminhões, o preço diminuiu, em média, 6,3%. O valor do IPVA ficará menor porque ele tem como base os preços divulgados na Tabela FIPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia