Aeronave de pequeno porte cai em Manaus e seis pessoas morrem

Causas para o acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades; criança de quatro anos foi uma das vítimas fatais



Dani Brito e Vinicius Leal
A Crítica

Manaus (AM) - Uma aeronave de pequeno porte com seis pessoas caiu por volta das 8h desta quarta-feira (7) em Manaus em uma área verde no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul da capital, nas proximidades do supermercado Veneza e do condomínio Miami. A aeronave tinha como destino Novo Aripuanã.

As vítimas do acidente foram identificadas como João Jerônimo da Silva Neto, que era o comandante da aeronave, Ana Alice Gomes, de 4 anos, João Frederico Cruz, Jefferson Juarez, Henrique Tiez Neto e Ruan Lemos. Todos faleceram, sendo que Jefferson Juarez chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu. 

Ruan Lemos era pai da pequena Ana Alice Gomes. Ele chegou a postar uma foto da filha dentro do avião minutos antes da decolagem do avião. João Frederico Cruz, que também morreu no acidente, era geólogo e atuava no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Amazonas há 37 anos. 

A aeronave foi identificada como um modelo Embraer 720 e decolou às 7h45 do Aeroclube de Manaus com destino ao município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros da capital. Testemunhas afirmaram que o avião caiu de uma altura considerável e explodiu ao se chocar com o chão. A área foi isolada e os bombeiros controlaram os focos de incêndio para, posteriormente, resgatar os corpos das vítimas fatais. De acordo com o representante do proprietário do avião, aaeronave estava abastecida e com a manutenção em dia. 

Uma equipe do VII Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Aernáutica, foi ao local para investigar as causas do acidente. Também se fizeram presentes equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil, Polícia Militar.

Piloto arremessado

João Jerônimo da Silva Neto, que pilotava o avião, foi arremessado a cerca de dez metros para fora da aeronave durante a queda. Ele foi a única vítima a não sofrer queimaduras, conforme informou o tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros. Familiares do piloto foram ao local do acidente.

Segundo o primo do piloto, Mário Jorge Pinho Junior, o comandante da aeronave era oriundo de Natal (RN), mas morava na capital amazonense há anos. Segundo Mário Jorge, João Jerônimo era casado e tinha uma filha de nove anos de idade. Conforme o primo, o piloto já havia feito outros voos de emergência e era considerado um ótimo profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia