Zeca Cavalcanti defende interligação do Rio Tocantins com o São Francisco

Parlamentar afirmou que obra poderá facilitar o trabalho de pequenos produtores e minimizar as consequências da seca no Nordeste

Por: Blog da Folha

Zeca Cavalcanti:“É preciso desenvolver um trabalho educativo para se trabalhar a racionalização do uso da água” Foto: Divulgação

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) defendeu a interligação das bacias do Rio São Francisco com as do Rio Tocantins durante o Programa “Câmara Debate”. 

Na ocasião, o parlamentar elencou os trabalhos da Comissão Externa de Acompanhamento das Ações de Combate à Seca no Nordeste, da Câmara dos Deputados, e afirmou que o Ministério da Integração Nacional atende, hoje, 824 municípios com carros-pipa. A deputada federal Zenaide Maia (PR) também participou do encontro na última segunda-feira.

Além de falar do trabalho da comissão, Zeca destacou a necessidade de grandes obras, como a transposição do Rio São Francisco, que poderão facilitar o trabalho dos pequenos produtores, que segundo ele, precisam ser atendidos. Para isso, o deputado falou sobre um projeto que apresentou que tem o objetivo de financiar o trabalho desses trabalhadores na produção de energia solar. Para Zeca, as atividades seriam uma fonte de renda para os produtores. 

O deputado propôs ainda trazer para junto dos governos federal, estaduais e municipais, órgãos técnicos como a Embrapa, Codevasf, DNOCS e Sudene, que poderiam apresentar alternativas de convivência e sobrevivência com a seca.

Durante o encontro, também foram abordados temas como a irrigação. Segundo o parlamentar, a opção choca com outro problema que assola o Nordeste, que é a falta de água. 

“É preciso desenvolver um trabalho educativo para se trabalhar a racionalização do uso da água”, completou o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia