Religiosidades, por Dario Gomes*

Quantas vezes você já viu uma pessoa fazer o sinal da cruz, creio que muitas vezes. Embora seja um ato cristão (católico) e que trás em si um quer que seja de piedade, contudo as pessoas o fazem mais por costume ou religiosidade do que mesmo por devoção. Faz-se o sinal da cruz para quase todas as coisas, se vai, se vem, ao tomar banho, ao sair de casa, ao chegar em casa, ao chegar ao bar, ao passar numa esquina, ao ver algo diferente, ao passar em frente a uma igreja, em quase tudo ou para quase tudo se faz o sinal. Isso é religiosidade.

O povo é religioso por natureza. Por vezes ao tomar uma “birita”, joga-se um pouco ao chão e diz: Essa é para o Santo. Outros dizem: Tenho fé em Deus que “fulano” vai se dar mal. E existem muitas outras afirmativas que se dizem em nome da religião, em nome de Deus ou de algum santo. Coisas que, por si só, são contra toda e qualquer afirmativa de fé em Deus.

As pessoas que cumprem determinadas tarefas em nome de Deus fazem, nada mais nada menos que, cumprir ordens religiosas, e por mais que tentem se achegar, podem estar se distanciando ainda mais de Deus. E olhe que tem muita gente odiando seu irmão e dizendo-se ser de Deus, tem muita gente fazendo qualquer coisa e diz que está fazendo para a glória de Deus, tem muita gente satisfazendo a si próprio e dizendo que é prá agradar a Deus, e nesse engodo muitos estão, cada dia, mais longe de quem afirmam estar perto, Deus.

O profeta Isaías profetizou e Jesus confirmou a profecia acerca de sua pessoa:

Isaías 29:13 - Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.

Marcos 7:6 - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Jesus exemplifica isso em uma parábola, e conta o episódio acontecido com dois adoradores que subiram ao templo.

Lucas 18:10-14 - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

O fariseu: Homem religioso, fazia parte de uma religião altamente puritana, tinham por costume lavar as mãos diversas vezes para tirar toda imundície da carne, não tocavam em corpos de mortos para não se contaminar, usavam vestidos grandes e largos com filactérios azuis, para mostrarem sua pureza exterior; praticavam jejuns e entregavam o dízimo de tudo. Se sentiam superiores a todos os demais, acusavam a qualquer outro que não fosse fariseu e justificavam-se diante de Deus. 

O Publicano: Um reles cobrador de impostos para o governo romano, odiado de seu compatriotas, tido como um traidor da pátria, e eram taxados de ladrões porque, muitos deles, cobrava mais para que uma parte maior pudesse ficar para si. Não consta neles nenhuma religiosidade, nenhuma prática religiosa ou santa devoção: Era, na verdade, um excluído do meio social.

Enquanto o fariseu entra no templo mostrando suas proezas religiosas, o publicano entra no mesmo templo reconhecendo suas necessidades de um encontro com Deus, Enquanto um se acha justificado, o outro pede perdão em reconhecimento ao seu estado, ao seu pecado e pede a justificação divina.

Segundo Jesus, o segundo saiu dali justificado, enquanto que o primeiro, não.

Da mesma maneira muitas pessoas agem em conformidade de suas religiões, porém infelizmente, se afastam de Deus.

A religião pode servir como paradigmas, como modelos para uma vida em comunhão, mas elas em si, nunca podem salvar aqueles que a elas se sujeitam.

Gálatas 6:14-15 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Uma pessoa que afirma ser religioso e que diz ter Jesus deve, ser santo em sua maneira de viver por causa da sua nova vida em Cristo, e isso não é religião, é mudança de vida. Um homem religioso pode esconder da sociedade alguma prática que o condene, mas um homem transformado tem sua vida como um livro aberto, seu testemunho é lido e reconhecido por todos. Ser uma nova criatura não é seguir uma religião: É ter Deus. 

Quando a luz chega , as trevas se dissipam. Quando Jesus entra, o pecado sai. Quando a vida está em Deus, há transformação de atitudes.

Efésios 4:21-32 - Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;- E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 

Isto é um novo viver em Cristo, é uma obra que só Ele pode fazer em uma vida, e Ele o faz por sua infinita misericórdia, e por seu muito amor com que nos amou.

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia