PRESÍDIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: UMA BOMBA CHIANDO

FOTO: BLOG MERECE DESTAQUE
Em pouco mais de um ano a unidade prisional de Santa Cruz do Capibaribe, que foi construída para abrigar 186 detentos, conta com uma população carcerária de 523 apenados, e isso está preocupando não só as autoridades, mas toda a população.

A possibilidade de uma rebelião foi o assunto da última reunião entre vereadores e o comando da segurança do município, conforme destacou reportagem do Blog do Ney Lima. (LEIA AQUI)

A cidade vive um clima de insegurança sem precedentes e várias ações são cobradas todos os dias, mas até o momento nada que foi feito surtiu os efeitos esperados. E agora vem mais essa ameaça.

Na inauguração do presídio em 10 de julho de 2015 o prefeito Edson Vieira (PSDB), em sua fala, destacou que "a Prefeitura estaria fiscalizando a unidade para evitar qualquer problema que viesse a aparecer principalmente no que se refere a superlotação".

Ao que vemos essa fiscalização não existiu e agora o problema é evidenciado.

MATÉRIA DO BLOG AGRESTE NOTÍCIA, DO DIA 11 DE JULHO DE 2015, DESTACANDO A INAUGURAÇÃO DO PRESÍDIO, ESTÁ REPRODUZIDA ABAIXO: (LEIA AQUI)

PRESÍDIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE É INAUGURADO E DEVE RECEBER OS PRIMEIROS DETENTOS JÁ NA PRÓXIMA SEMANA




Durante a manhã de ontem (sexta-feira) o Presídio de Santa Cruz do Capibaribe foi inaugurado com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco Pedro Eurico e outras autoridades jurídicas, religiosas e políticas.

A unidade prisional construída com recursos de R$ 2.660.000,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta mil reais) do Ministério da Justiça/DEPEN e do Governo do Estado tem capacidade para 186 detentos e foi ocupada em uma área de 8.000m², sendo 1.473m² de área construída. O presídio que está localizado no km 14 da rodovia PE-160 atenderá as demandas de cinco cidades; Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte e Toritama.

PREFEITO EDSON VIEIRA

Na oportunidade o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), falou que a unidade de segurança aproximará o reeducando de seus familiares o que colabora com a ressocialização dos mesmos.

Ainda em sua fala, o Chefe do Executivo Municipal garantiu que a Prefeitura estará fiscalizando a unidade para evitar qualquer problema que venha aparecer principalmente no que se refere a superlotação, maior preocupação da população da cidade.

Já o secretário Pedro Eurico destacou a importância do empreendimento e pontuou que não basta apenas prender as pessoas que cometem delitos, mas tem que dar oportunidade e mecanismos para que o reeducando possa ser de fato ressocializado para ser devolvido à sociedade.


O Secretário de Justiça e Direitos Humanos ainda aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito Edson Vieira, através do governo municipal, a contribuir com a ressocialização dos detentos, estimulando as empresas de Santa Cruz a investirem em um espaço disponível na unidade para a confecção de vestuários, profissionalizando e qualificando o reeducando para o mercado de trabalho. 

A estimativa de Pedro Eurico é de que até o final desse mês, pelo menos 50 detentos já estejam alojados na unidade prisional e todas as transferências serão feitas gradativamente.

“Virão detentos de Caruaru, Limoeiro e Pesqueira, porque a nossa ideia é colocar aqui a população que aqui tem seus familiares, agora que os critérios quem vai decidir é a Juíza de Execução Penal, pois cabe a ela a fixação de quem vai ocupar a unidade prisional. Até o final do mês, já teremos o primeiro contingente de 50 presos”.


O diretor do presídio Phelipe Melo concedeu entrevista à imprensa e disse que tem uma previsão que cerca de 24 agentes penitenciários e 56 policiais militares garantirão a segurança do unidade.

“Nós temos aqui três salas de aulas, uma biblioteca e estamos firmando parceiras com empresários aqui de Santa Cruz e da Região para colocarmos o reeducando para trabalhar”, informou.


O comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Cel. Pereira Neto, também falou com a imprensa e informou que a demanda de policiais militares que serão destinados ao presídio não vai comprometer o efetivo do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), segundo ele, os profissionais virão da Capital de Pernambuco.

“O efetivo está sendo selecionado no Recife, são policiais militares que concluíram o último curso de formação de Soldados e permaneceram na região metropolitana, mas que residem aqui, então estamos transferindo essas pessoas para o 24º Batalhão”, concluiu.

Do: Blog Agreste Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia