Na PGE-PE e na Softex, Tadeu Alencar fala sobre Reforma Política

Reforma Política foi o tema de dois grandes debates que contaram com a participação do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) nesta segunda-feira (28). Como membro da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, ele discutiu o tema, à tarde, na Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE), centro da capital pernambucana. À noite, foi a vez da Softex - Centro de Excelência em Desenvolvimento de Software do Recife – no Bairro do Recife.

Nas duas ocasiões, o deputado comentou sobre a PEC da Reforma Política, aprovada no Senado no último dia 23, que estabelece uma cláusula de barreira que divide os partidos políticos em dois tipos: os com funcionamento parlamentar e os com representação no Congresso Nacional. “Esta proposta enfrenta o problema da fragmentação dos partidos, pois não precisamos de tantas legendas para representar a diversidade de pensamentos políticos no Brasil. Ela também trata da questão da baixa representatividade de alguns eleitos”.

Além disso, ao longo dos debates do dia, Tadeu Alencar defendeu o financiamento público de campanhas por possibilitar que cidadãos de diversas classes sociais sejam candidatos. Já a respeito de sistema eleitoral, destacou as qualidades do modelo do sistema distrital misto, porque mistura voto de maioria e voto proporcional conseguindo atender, ao mesmo tempo, os interesses regionais e os interesses da população como um todo.

Na PGE-PE, a mesa foi composta pelo Procurador Geral do Estado César Caúla, o ex-presidente da OAB Pedro Henrique Alves, presidente da Comissão Especial de Elaboração da Proposta para Reforma Política da OAB, e o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, presidente do Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco. Na Softex Recife, o debate contou com a participação do advogado Humberto Vieira de Melo e do deputado federal Betinho Gomes (PSDB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia