Confira o resumo dos discursos dos vereadores da 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Ronaldo Pacas

Sendo o último orador da tarde desta terça-feira (29), o vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso enfatizando a importância de ter os vereadores eleitos nas reuniões ordinárias, sobretudo, aqueles que nunca exerceram mandatos, a fim de que os mesmos possam participar e aprender com os vereadores experientes. Ronaldo falou ainda sobre o seu papel de vereador, e que está nesta penúltima reunião em que nesses quatro anos, em nunca ter faltado uma reunião.

Em seguida, o vereador Ronaldo, fez uma análise sobre Ernesto Maia, em que o mesmo pré-julgava os colegas vereadores dizendo que os mesmos achavam bom a desgraça dos outros, e hoje, com a notícia do seu tio condenado à prisão no julgamento do Escândalo da Merenda, Ronaldo disse que nunca achou bom a desgraça alheia, mas que tudo que se faz tem retorno e agora a justiça está julgando quem errou. Ronaldo finalizou seu discurso falando sobre os colegas vereadores de bancada e saudando a todos que não mais voltarão na próxima legislatura.

Deomedes Brito

O discurso do vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso falando sobre a morte de Fidel Castro, dizendo que o mesmo teve grande importância na vida dos cubanos e é importante na questão dos médicos cubanos que atuam no Brasil. O vereador falou ainda sobre a tragédia com o time da chapecoense e se solidarizou as famílias das vítimas.

Em seguida, o vereador Deomedes falou sobre os inúmeros problemas que estão acontecendo na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, exemplificando a questão da falta de atendimento para pessoas especiais e elencando uma série de problemas na administração pública, sendo solidário com os professores e convocando os mesmos para que se unam a Câmara de Vereadores a fim de que possam cobrar pelos seus direitos. Deomedes finalizou seu discurso relembrando o que ele chama de obras eleitoreiras e dizendo que a partir de 2017, irá fiscalizar com mais ênfase e cobrar da prefeitura as soluções para estas obras que estão paradas.

Junior Gomes

O vereador Junior Gomes iniciou o seu discurso fazendo uma análise do vereador Fernando Aragão, onde o mesmo relatou que a justiça está sendo feita, onde senadores e deputados estão sendo presos e que, de acordo com Junior Gomes, Fernando quis citar que a justiça está sendo feita, inclusive com o ex-prefeito Zé Augusto. Junior falou também sobre o discurso do vereador Ernesto Maia e relembrou que no escândalo da merenda, Ernesto vivia dizendo que tudo seria provado e hoje é noticiada a condenação do ex-prefeito José Augusto Maia, sobre o escândalo da merenda.

Junior Gomes aproveitou para relembrar o caso, em que foi aberta uma empresa na Zona Rural, Cacimba de Baixo, e que na época, Ernesto era líder do governo na Câmara e vivia defendendo o seu tio Zé Augusto. Junior Gomes finalizou seu discurso dizendo que a bomba hoje não foi trazida pelo vereador Ernesto Maia, mas pelo o Blog do Ney Lima: “José Augusto Maia é condenado à prisão no julgamento do Escândalo da Merenda”.

Fernando Aragão

Inicialmente, o vereador Fernando Aragão falou sobre o seu mandato enquanto parlamentar, elencando uma série de trabalhos que realizou em seus cinco mandatos, de forma a atuar de maneira correta e séria de cumprir com o seu papel de legislador e representante do povo de Santa Cruz do Capibaribe. O vereador aproveitou a penúltima reunião para ser grato ao povo e aos amigos que a ele confiaram cinco mandatos.

O vereador recebeu solidariedade dos colegas vereadores e fez uma análise sobre a sua vida enquanto parlamentar, relembrando do tempo em que se fazia política com ideologias diferentes. Fernando falou sobre a questão de muitas lutas em que, em muitos casos, era preciso retroagir pelo bem da população. O vereador finalizou seu discurso relembrando ainda que no passado, fazia-se questão de convidar as entidades representativas para participar das reuniões que se discutia a LDO, como ASCAP e CDL. Fernando falou ainda sobre o desastre que ocorreu com o time da Chapecoense, se solidarizando com as famílias das vítimas.

Ernesto Maia

O vereador Ernesto Maia foi mais um dos vereadores que repercutiu a notícia veiculada no Blog do Ney Lima, quanto a condenação do ex-prefeito José Augusto Maia, sobre o escândalo da merenda. Ernesto falou sobre a análise que precisa ser feita, a fim de que se observe que o problema aconteceu apenas porque a prefeitura comprou a merenda de uma empresa que pertencia ao ex-vice-prefeito, Zé Elias, vereador que atualmente está na bancada de situação.

Ernesto aproveitou para fazer uma análise sobre o ocorrido e falou ainda do caso que aconteceu na cidade de Jataúba, fazendo um paralelo com o que ocorre em Santa Cruz do Capibaribe, onde Ernesto falou que espera que no futuro, quando as denúncias relativas à administração da cidade, possa ser investigadas, que ele deseja ver os vereadores enfatizar da mesma forma que enfatizam sobre o caso de Zé Augusto.

Luciano Bezerra

O vereador Luciano Bezerra falou inicialmente sobre o orçamento público municipal, onde o mesmo relembrou suas análises quanto ao orçamento público para o ano de 2016, e o mesmo relatou que há um déficit na arrecadação municipal em mais de 50 milhões de reais, relatando que é preciso que a prefeitura busque novas formas de arrecadação, sobretudo, buscando apoio do Estado e da União, a fim de que a cidade possa continuar mantendo os serviços essenciais para a população. Luciano falou da importância de se trazer esse orçamento para a realidade, a fim de que se evitem frustrações para a administração pública municipal.

Luciano enfatizou ainda a questão de fazer política e relatou que é preciso que se implante uma nova forma de se fazer política, pois a sociedade está cada vez mais atenta e cobrando por resultados positivos, sendo o novo mote, que é a responsabilidade que os novos gestores precisam ter para atender aos anseios da população. O vereador finalizou seu discurso fazendo um convite para que toda população possa participar das audiências públicas que vão discutir a LDO para o exercício de 2017, a acontecer nos próximos dias 1 e 6 de dezembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

Narah Leandro

A vereadora Narah Leandro iniciou seu discurso saudando os policiais do servido integrado de inteligência que estavam acompanhando a reunião e enfatizando a importância do trabalho dos PMs do 24º Batalhão. A vereadora continuou seu discurso e voltou a enfatizar a campanha da doação de medula óssea, onde na oportunidade conclamou a toda população para se cadastrar e fazer a doação, destacando o seu compromisso com o seu mandato e que, até o término do seu mandato estará representando o povo que a ela confiou o seu primeiro mandato.

Afrânio Marques

O vereador Afrânio iniciou seu discurso repercutindo a notícia da condenação do ex-prefeito José Augusto Maia, sobre o escândalo da merenda. Afrânio falou que a justiça tarda, mas não falha e que é preciso que isso sirva de exemplo para outros gestores, porque, de acordo com o vereador, o escândalo aconteceu no ano de 2006 e só agora, está sendo finalizado o processo, com a condenação do ex-prefeito e aliados da época. Afrânio destacou a importância de que os próprios eleitores aprendam a fazer essa seleção, para que danos ao erário não aconteçam mais, pois de acordo com o vereador, a corrupção já inicia nas eleições, quando eleitores aceitam vender seu voto.

Afrânio finalizou seu discurso falando sobre a questão dos salários dos professores e relatando que é preciso que haja um entendimento entre governo e professores, a fim de que os alunos não sejam prejudicados com paradas.

Galego de Mourinha

O vereador Galego de Mourinha iniciou seu discurso voltando a falar sobre a violência e rebatendo os discursos dos vereadores da situação, onde de acordo com Galego, os mesmos dizem que os vereadores só sabem criticar. Galego analisou que, “ai de um governante que não tem oposição”. Galego fez uma breve análise sobre a violência que tem assolado a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador relatou que é preciso que haja uma integração de todos os vereadores da cidade e que cobrem com afinco, por mais segurança. Para finalizar, o vereador Galego de Mourinha criticou a forma como tem se dado os gastos públicos, que de acordo com ele, falta planejamento para com os gastos do dinheiro público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia