MITOS E VERDADES SOBRE ENTREVISTA DE EMPREGO

Use terno e fale muito na entrevista de emprego? Veja mitos e verdades

Do UOL em São Paulo
  • Getty Images
Dicas e estratégias para se dar bem em uma entrevista de emprego não faltam em sites, redes sociais e em outras mídias --especializadas ou não.
São muitas informações circulando, mas nem todas são verdadeiras. Veja algumas que são mito, e outras que você deve seguir, segundo Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, franquia de cursos profissionalizantes.

Mito: É preciso se vestir de maneira formal

Divulgação

A aparência realmente é um ponto levado em consideração pelos recrutadores. Mas exagerar na formalidade pode demonstrar que o candidato está preocupado demais. O melhor é vestir o tipo de roupa adequado a cada empresa.

"O candidato deve avaliar o tipo de vestimenta que combina com a vaga em questão. Se você se candidatou para um emprego menos formal, não é necessário ir de terno e gravata", afirma Maynard.

Mito: Quem tem mais experiência sai na frente

Shutterstock
Apesar de ser importante ter passado por outros empregos e ter experiência profissional, esse não é um critério definitivo na hora da seleção.
"Quem tiver o perfil mais parecido com aquilo que a empresa procura será escolhido, mesmo sem a bagagem profissional dos demais concorrentes. O momento da entrevista é a hora certa para mostrar outras competências, como cursos ou habilidades pessoais, que irão se sobrepor à falta de experiência", diz.

Mito: Fale mais para se destacar em entrevistas em grupo

Getty Images/iStockphoto
É importante participar das atividades nas dinâmicas de grupo, mas falar mais que os outros candidatos não ajuda a se destacar.
"Dê opiniões contundentes e fale quando sentir necessidade. Falar pelos cotovelos pode demonstrar insegurança", afirma Maynard.

Mito: É preciso demonstrar ambição

Getty Images
Em uma entrevista, muitos candidatos podem escutar a pergunta: "Onde você deseja estar daqui a cinco anos?". Não adianta querer mostrar ambição demais nessa hora e traçar planos irreais, dizendo que pretende chegar à presidência da companhia, por exemplo. Cinco anos não são cinquenta.
Segundo Maynard, uma boa resposta é dizer que ficaria muito feliz em traçar um plano de carreira na empresa. "Às vezes, mais é menos, e a ganância é um dos principais inimigos neste momento", afirma. 

Verdade: É importante informar-se sobre a empresa

iStockPhoto
Antes de ir para a entrevista, o candidato deve fazer uma pesquisa sobre a empresa na internet. Assim, saberá o que falar quando o entrevistador entrar em assuntos mais específicos, além de demonstrar interesse pela vaga.

Verdade: Tome cuidado com a linguagem

Getty Images
No dia a dia, usamos gírias e podemos não prestar tanta atenção ao português quando falamos ou escrevemos. Durante uma entrevista de emprego, porém, é fundamental demonstrar o domínio da língua. "Esse é um ponto em que muitos candidatos pecam e pode ser crucial", afirma Maynard.

Verdades: Suas redes sociais são avaliadas

Karen Bleier/AFP
Há grande chance de que suas postagens em redes sociais sejam avaliadas pela empresa.
"O candidato deve lembrar que toda a mídia utilizada para se comunicar também é usada pela empresa e pelas consultorias para conhecer mais os candidatos, principalmente as redes sociais", afirma o diretor.
"A internet é um local público e todos têm acesso a suas brincadeiras e postagens inadequadas. Tomar cuidado com o que publica é recomendável. Minha dica é nunca colocar na mídia social um pensamento que não falaria publicamente."

Verdade: Qualificação é fundamental

Brian Snyder/Reuters
Além de todas essas dicas, o mais importante é se preparar para o mercado de trabalho. As aptidões trazem credibilidade ao seu currículo e, dessa forma, você chega para a entrevista com vantagem. "No fim das contas, o que os recrutadores procuram é mão de obra qualificada que auxiliará no cotidiano da empresa", diz o diretor.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ERNESTO E CARLINHOS DENUNCIAM MAUS TRATOS AOS ANIMAIS EM CURRAL PÚBLICO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

PROJETO PARA QUE AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE TENHAM O HORÁRIO ESTENDIDO ATÉ AS 20 HORAS É APROVADO NA CÂMARA DE VEREADORES

BRUNO ARAÚJO: 'ESTOU PRONTO PARA ACEITAR ESSA MISSÃO'

Feira do Sítio Cacimba de Baixo movimenta a Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe

MARÍLIA ARRAES NESTA QUINTA-FEIRA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE