A 'prova dos nove' das capitais nordestinas ainda em aberto

Por Aline Moura
aline.moura@diariodepernambuco.com.br

Das nove capitais do Nordeste, quatro prefeitos se reelegeram no primeiro turno e cinco vão enfrentar a etapa seguinte, a chamada “prova dos nove”, o que mostra um eleitor mais exigente. O destaque ficou com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o mais bem votado do país, com 74% da preferência dos eleitores. Na disputa, ACM Neto não teve adversários à sua altura e manteve a capital baiana como quartel-general do DEM. Nas outras capitais nordestinas, Carlos Eduardo (PDT) reelegeu-se no primeiro turno em Natal (RN), com 63,42%, enquanto o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), também obteve o mesmo sucesso, vencendo a disputa por uma diferença pequena. O tucano teve 51,14% dos votos. Em João Pessoa (PB), o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) venceu por 57,67% dos votos.

A eleição em Salvador levanta reflexões. ACM Neto, da tradicional família de Antônio Carlos Magalhães, teve um resultado surpreendente mesmo na adversidade. ACM Neto tinha como adversários políticos a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), afastada do cargo recentemente, e o governador Rui Costa (PT). Seu avo era chamado de “painho” pelos simpatizantes e de “Toinho Malvadeza” pelos adversários. 

Em Aracaju (SE), no entanto, o DEM sofreu um revés. João Alves, candidato à reeleição, ficou fora do segundo turno, que será protagonizado por Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB). João Alves estava há quatro décadas na política sergipana, mas vinha sendo chamado pelos oponentes de “o rejeitado”, o que fortaleceu a oposição. Com Valadares Filho, o PSB concentrou o apoio de quase toda a esquerda em Aracaju, incluindo o PT. Agora, ele enfrentará uma disputa fratricida com o PCdoB.

Na capital de Alagoas, Maceió, haverá segundo turno entre dois partidos aliados no cenário nacional, o PSDB e o PMDB, respectivamente representados pelo prefeito Rui Palmeira e Cícero Almeida. Candidato à reeleição, Palmeira conta com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB), enquanto Cícero hoje faz parte do núcleo de aliados do senador Renan Calheiros.

Por outro lado, a disputa em Fortaleza mostra que, na região nordestina, ainda pesa a força dos caciques. O prefeito Roberto Cláudio (PDT), ligado a Ciro Gomes e Cid Gomes, ambos do PDT, concorrerá no segundo turno contra o Capitão Wagner (PR), que recebeu a pecha de ser um candidato de ultradireita e disputou com o apoio do PMDB. O prefeito teve 40,81% dos votos contra 31,45% de Wagner e Luizianne Lins, do PT, não conseguiu surpreender como em outras disputas. O PDT de Ciro Gomes, aliás, teve o melhor desempenho no Nordeste em termos de prefeitos candidatos, porque emplacou a reeleição do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e levou dois outros ao segundo turno, além do prefeito de Fortaleza, o prefeito de São Luís (MA), Edilvado Holanda. 

No quadro geral dos gestores que disputaram a reeleição, houve uma divisão de forças. O PSDB reelegeu um e tem outro no segundo turno. O DEM reelegeu ACM Neto e perdeu Aracaju. O PSD reelegeu em João Pessoa, enquanto o PSB enfrentará o segundo turno no Recife com Geraldo Julio na cabeça de chapa.

Diario de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia