Pilares para uma vida vitoriosa - Parte I, por Dario Gomes

DARIO GOMES*
Tudo quanto envolve a nossa vida: nossas lutas, nossos dilemas, nossas conquistas, nossas derrotas, dependem daquilo que está dentro de nosso coração. Dependem de nosso homem interior. Se este for forte, com certeza, teremos uma probabilidade bem maior de alcançarmos a vitória, seja financeira, seja emocional.

Porém, não é somente querer que dê certo, é necessário termos em nosso ser, pelo menos, três importantes pilares: Fé, Esperança e Amor. Eles são fundamentais em todos os aspectos para nos garantir uma vitória. E todos eles são gerados em nosso ser interior, ou seja, em nosso coração.

Diz a Bíblia: I Corintios 13:13

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1º Pilar: Fé, elemento fundamental para alcançar algo de Deus. 

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

O que é fé? 

Hebreus 11:1 - Ora , a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Fé é certeza, convicção; o que ela toma por base para afirmar sua convicção é a certeza de que Deus pode fazer, ou seja, Ele pode realizar todas as coisas.

A fé não toma por base a condição humana seja física, emocional, intelectual e nem financeira de quem a tem, mas única e exclusivamente na vontade e querer de Deus.

Ao contrário do que se pensa, fé não é afirmação positiva, embora que quem tem fé, possa afirmar positivamente. A afirmação positiva não gera fé. A fé é mais que isso, a fé busca em Deus a solução, ainda que coisas contrárias aconteçam.

Jesus é o seu autor. Hebreus 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Na hora mais difícil da vida do principal da sinagoga, o Dr. Jairo, quando seus amigos lhe trazem a notícia de que sua filha havia falecido, Jesus olha em seus olhos e diz: Não temas, crê somente. Lucas 8:41-50.

A fé nunca desanima, pode ser que, por um momento, a gente sinta a dificuldade e, por causa da dúvida, venhamos a afundar, porém, se permanecermos confiantes, não afundaremos nunca.

A fé não aceita dúvidas: 

Mateus 14:25-32 - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

Uma vida não pode ser vitoriosa sem fé. Este é e deve ser um dos pilares mais importantes de nossa vida. Quem a tem, saboreia dos seus frutos.

A fé nos faz superar todas as dificuldades, nos faz crer no impossível, nos faz andar na visão de Deus. Lucas 1:37 - Porque para Deus nada é impossível.

I João 5:4 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

A fé não pode atuar sozinha, ela é demonstrada através de nossas ações, a fé sem obras é morta.

Tiago 2: 14-19 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

A fé produz obras e as obras aperfeiçoam a fé. 

Não podemos ter uma vida vitoriosa se não tivermos fé, embora não a vejamos ela é imprescindível para quem quer vencer na vida.

Se alguém sente falta de fé, faça como os apóstolos, peça-a ao Senhor e Ele vos concederá.

Lucas 17: 5-6 - Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

Um abraço e até o próximo pilar: A Esperança. Se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia