Feliz Dia dos Pais, por Dario Gomes

Há, na Bíblia, 1582 vezes a palavra Pai. Trazendo em si a importância que tem essa sublime e emocionante tarefa de o ser.

Quando mencionamos a palavra Pai nos lembramos, automaticamente, a tarefa de protetor e provedor de um lar, contudo, ser pai é muito mais que isto. Pai é aquele que tem o poder de dirigir e orientar, de corrigir e fazer funcionar , prover, manter e sustentar , pois Deus colocou tudo sob o seu comando, ser pai é ser um líder dentro de sua própria casa. 

A tarefa de proteger: Marcos 3:27 - Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.

A tarefa de prover: Mateus 24:45 - Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

A tarefa de corrigir: Hebreus 12: 6, 7 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

Ser pai não é dar tudo quanto os filhos querem, é saber dar o que eles precisam e compete ao pai saber o tempo de dar determinadas coisas a seus filhos, é preciso também ter o cuidado para não ser simplesmente alguém que é visto somente como aquele que dá tudo que os filhos querem, porque, no dia que não der, a casa vai cair.

A expressão: “Meu pai é tão bonzinho”, pode trazer após si, a seguinte realidade: Meu pai não se importa com o que faço ou apoia tudo quanto faço. 

Não é dever do estado ou da igreja a tarefa de formar o caráter de nossos filhos, essa é uma tarefa intransferível e Deus concedeu-a aos pais. Nesse ínterim o papel da esposa é de fundamental importância, ela deve apoiar e ajudar nessa formação. Ambos plantarão em seus filhos a boa semente do respeito, da boa conduta, da submissão, para então, depois de algum tempo, colher os devidos frutos.

Davi, grande servo do Senhor, falhou de forma exorbitante, na criação dos filhos. 

Seu filho Amon estuprou a própria irmã, II Samuel 13:12-14 12 - Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti. Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.

O outro filho, Adonias, nunca foi contrariado por Davi, I Reis 1:5-6 - Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele. E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? E era ele também muito formoso de parecer; e Hagite o tivera depois de Absalão.

Absalão, por sua vez, só deixava cortar-lhe o cabelo se lhe fizesse um cerimonial e seu cabelo fosse pesado na balança real.

II Samuel 14:25-26 - Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum. E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.

O resultado é que tanto Adonias quanto Absalão tentaram usurpar o trono do pai, e este último armou uma guerrilha para assassinar o próprio pai.

Amom foi assassinado por Absalão, Adonias foi morto por Salomão (outro filho de Davi) a mando do próprio Davi, Absalão foi morto em combate, por Joabe, sobrinho de Davi, encontrado pendurado em uma árvore pelos lindos cabelos que tinha.

A família de Davi foi um verdadeiro desastre, o exemplo de como uma família não deve ser e nem agir.

Compete ao pai essa difícil tarefa de suprir, sustentar, manter, proteger, orientar e corrigir e acima de tudo amar os seus filhos.

Que cada pai possa sentir essa responsabilidade e que busque a Deus para que possa cumpri-la com dignidade.

Salmos 128:1-6

1 - BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

2 - Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

3 - A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

4 - Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

5 - O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

6 - E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Feliz dia dos pais. 

Que Deus abençoe a todos e até a próxima se Ele permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia