O texto e o contexto, por Dario Gomes

DARIO GOMES
Palavras isoladas do seu contexto podem exprimir ideias que não foram ditas pelo seu autor. Assim também pode acontecer com as imagens. Quando fazemos a tomada de uma imagem isolada do acontecimento, teremos um fato que não condiz com o que realmente aconteceu ou que realmente é.

A manipulação das palavras, dos vídeos, das palestras, faz com que as pessoas acreditem que o fato é do jeito que foi publicado quando, muitas vezes, foi justamente o contrário daquilo que se apresentou. 

Vivemos em uma época em que se manipulam palavras e imagens e publica-se como se fosse uma última e grande verdade.

A manipulação de um vídeo ou áudio com objetivo de fazer com que as pessoas entendam diferente daquilo que foi dito é na verdade um crime de falso testemunho, e vemos isso todos os dias acontecer na internet, os maiores alvos são os eminentes: Políticos, artistas, empresários de renome, em segundo plano os líderes, sejam religiosos ou simplesmente sociais, depois vem os demais, no fim de tudo, ninguém escapa das artimanhas da mídia atual.

Da mesma maneira alguns, por ignorância ou má fé, têm manipulado as sagradas escrituras a seu bel prazer, com o intuito de asseverar as suas mais diversas teses ou teorias teológicas.

Para o estudante da bíblia não pode ser diferente, é necessário ler o texto, mas também é importante ler-se o contexto, lembre-se: Um texto isolado de seu contexto não pode constituir-se de uma doutrina. Para termos uma doutrina é preciso mais que um versículo, é preciso analisar todo o contexto e depois fazer um levantamento da cadeia de pensamentos em versículos que englobam o referido assunto.

Não podemos tomar por base o “achismo”, é necessário embasamento bíblico, de preferencia com mais de uma tradução ou versão das Sagradas escrituras.

O motivo pelo qual têm surgido tantas heresias, em nossos dias, é a falta de conhecimento das escrituras, muitas coisas que se afirmam nem sequer está no contexto bíblico. Também, por vezes, tomam-se usos e costumes de uma determinada nação ou povo e afirma-se ser a “vontade de Deus”. Usos e costumes não regem a bíblia, mas a bíblia rege os usos e costumes. 

Um pregador ou ensinador sagaz e inteligente faz com que o povo acredite que sua afirmativa é uma revelação da parte de Deus, e para asseverar sua afirmação, toma uma parte de um versículo, isola-o do contexto e faz a sua premissa, ao término sai como se fora um grande profeta que Deus levantou na terra. Lembre-se: Manipular as Palavras da Bíblia é um pecado de ordem grave, é dizer que Deus disse quando, na verdade, Deus não disse. Sempre que lermos um texto devemos ter em mente o objetivo para o qual estamos o tomando, se para nós mesmos ou para outro ou se para um ensino coletivo, neste caso, a interpretação é de fundamental importância.

Se, tomamos um texto para nossa própria meditação não há necessidade, em muitos casos, de termos que levar em conta o seu contexto, às vezes um versículo diz tudo que queremos ouvir, uma palavra é suficiente para suprir, porém se queremos transmitir um ensino, é de bom siso que se observe o texto, o contexto e os versículos correlatos, e só afirmarmos se realmente tivermos convicção daquilo que dizemos.

Lembre-se há versículos que, por si só, nos diz tudo que precisamos para aquele momento. Ex. O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará. Salmo 23.1. Porém existem muitos outros que não podemos isolar do seu contexto. É preciso muito cuidado nesse interim.

No caso citado, ao tomarmos um versículo isolado, o mesmo não deve, nem pode infringir uma lei pré determinada pelas Escrituras porque Deus nunca se contradiz. 

O que ensina a Palavra nunca deve manipular a Palavra de Deus, mas deve ser um Porta-voz da mensagem divina aos homens.

Um abraço e até a próxima , se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia