Renovados por dentro, por Dario Gomes

DARIO GOMES*
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. II Coríntios 4:16

O apóstolo Paulo, formado por um dos maiores educadores de sua época: Gamaliel, (Atos 22.3) foi o que podemos chamar de irrepreensível executor de sua religião, era fariseu (Atos 26.5). Por zelo, consoante à Lei de Deus, foi perseguidor da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo até que, segundo o historiador Lucas, ele se depara com uma visão, quando ia a caminho da cidade de Damasco com o intuito de perseguir e prender os cristãos, e nessa visão o próprio Jesus lhe instrui acerca do que deve fazer, conforme o fato relatado em Atos capítulo 9. 

Nesse ínterim acontece sua conversão ao cristianismo e como o Senhor Jesus mesmo falou Paulo provaria o quanto se deve sofrer pelo nome de Jesus.(Atos 9.16)

A vida de Paulo, como cristão, não foi fácil. 

Na sua segunda carta aos Coríntios Paulo faz um pequeno relato de algumas coisas sofridas por ele:

II Coríntios 11:25-28

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

Mesmo enfrentando situações que comprometiam a sua vida, é de Paulo a afirmativa: Atos 20:22-24

E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

O segredo de Paulo, para prosseguir firme em meio a tantas lutas, era porque o seu coração era fortalecido. Ele chama de “homem interior”. Paulo sabia que, se tivesse um espírito forte, não iria temer coisa alguma.

Paulo ora a Deus e pede que o Senhor lhe ajude e minimize as suas dificuldades, mas Deus lhe dá algo muito melhor do que lhe tirar as lutas ou dificuldades, Deus lhe deu capacidade de viver em meio a tantas lutas e mesmo assim prosseguir firme, e ainda não ter medo de enfrenta-las. Deus lhe concede a sua Graça. (II Coríntios 12. 7 a 10)

É nessa mesma base de fé que Paulo afirma: 

II Coríntios 4:15, 16 - Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 

Confiado e fortalecido interiormente pela Graça do Senhor Jesus Paulo diz:

II Coríntios 4:17-18 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

As lutas, perseguições, situações enfrentadas por Paulo, embora fossem grandes e terríveis, tornaram-se leves e momentâneas tribulações, mediante a presença da Graça de Deus no coração do apóstolo.

Mesmo assim pode ser conosco. Se tivermos fortalecidos em Deus, nosso homem interior (espírito) dará forças ao nosso homem exterior (corpo) e assim não temeremos coisa alguma, fortalecidos seremos e nada irá nos assustar.

Por causa disso o Salmista diz: 

Salmos 27:14 - Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia