ASPRA reclama que bombeiros foram escalados para fazer a segurança dos presídios

POR JAMILDO 


Jose Roberto Vieira, presidente da Aspra, em nota oficial

Uma nova bomba pode explodir a qualquer momento nos presídios pernambucanos. Devido a greve dos agentes penitenciários, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está escalando os bombeiros para fazer a segurança nas redes prisionais. A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) teve acesso a documentos autorizando a escalação dos BMs e garante: tal ato é uma temeridade e uma tragédia pode acontecer.

Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas.

Mesmo ainda sendo considerado Força Auxiliar do Exército Brasileiro (por isso, é militar), os bombeiros não são preparados para assumir função de guarda interna ou externa de presídios. A escalação dos BMs foi, no mínimo, um equívoco.

É preciso deixar claro que a ASPRA – PE respeita a greve dos agentes penitenciários, uma categoria sofrida, pouco compreendida e valorizada e que tem um papel fundamental na Segurança Pública. Não é papel de PM ou BM fazer segurança interna nos presídios. Os policiais são forçados a substitui-los, mas é óbvio que o treinamento é diferenciado dos BMs.

A Associação aguarda com ansiedade um posicionamento do Governo do Estado quanto a essa decisão da escalação dos bombeiros. Os diretores da entidade estão de prontidão esse final de semana, acompanhando tudo de perto e deverão estar visitando as unidades prisionais.

Em tempo: durante o dia de ontem e toda a manhã de hoje, a ASPRA – PE, através do presidente José Roberto Vieira, tentou contato com o secretário Pedro Eurico mas não conseguiu.

Na manhã desta sexta (12), o secretário estadual de Administração, Milton Coelho, afirmou que o governo vai entrar com uma ação prévia para responsabilizar a direção do Sindasp por qualquer violência ou morte que houver nos presídios, caso a ‘operação padrão’ seja mantida.

Nesta sexta-feira (12), a Justiça do Estado, depois de decretar a ilegalidade e abusividade da ameaça de greve dos agentes, prevista para este domingo (14), a pedido do Estado, acaba de autorizar a gestão Paulo Câmara a substituir os agentes penitenciários, se for o caso, por soldados da PM, de modo a garantir a segurança nos presídios do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia