A BALANÇA ESTÁ QUEBRADA

Dr. Paulo Lima*
Já faz algum tempo que não escrevo artigos de conteúdo político. É que sei muito bem que a maioria das pessoas não gostam de política, o que é uma pena, já que o desinteresse, a inaptidão do cidadão para com os fatos políticos que permeiam a nossa vida contribui, sem sombra de dúvidas, para que ocorram desvios de condutas os mais diversos, por parte das pessoas que conduzem os destinos da nossa cidade, do nosso Estado, ou do nosso País. Estão aí os diversos escândalos de natureza político-financeira que não me deixam mentir, a exemplo do sempre em voga "Escândalo do Petrolão", que deu origem a interminável e famosa "Operação Lava Jato".

No entanto, como a demência ainda não bateu à minha porta, assisto com certa preocupação a balança da Justiça pender cada vez mais para a direita, e creio que este fato não é bom para o Brasil, muito menos para a nossa incipiente democracia. Vejam vocês, por exemplo, a recente decretação da prisão temporária do "marqueteiro do PT", João Santana e de sua bonita mulher Mônica Moura, no dia de ontem. Desconheço os argumentos jurídicos que o Juiz Sérgio Moro usou para decretar tal prisão, mas, o que me preocupa mesmo é a coincidência dos fatos. Explico.

Não é novidade para ninguém, principalmente para os que acompanham a cena política nacional e são "plugados" nas redes sociais, a recente entrevista à revista européia, "Brazil com Z" concedida pela ex-amante do ex-Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, a jornalista Mirian Dutra. Ela falou pela primeira vez sobre o romance extraconjugal que teve com o mesmo, no fim da década de 1980. “Eu acho que está na hora das pessoas começarem a saber a verdade”, argumentou a jornalista. Nela, a entrevistada fala do seu romance com o ex-presidente, por quase duas décadas, e do filho que tiveram juntos, cujo DNA resultou negativo, mas mesmo assim a criança, hoje adulta, sempre foi sustentada pelo "suposto" pai e que, pasmem, recentemente ganhou de presente um apartamento em Madri, na Espanha, comprado pelo famoso "Príncipe da Privataria" pela bagatela de U$ 200.000,00 (duzentos mil dólares), que correspondem a aproximadamente R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais a preços de hoje. Mas não é só. Soube-se que a ex-amante foi "empurrada" para fora do Brasil na época da campanha de reeleição do tucano, para não atrapalhar, e desde então nunca mais voltou. 

Creio que esta questão, de natureza íntima, não vem ao caso, como bem diria o não menos famoso Dr. Sérgio Moro, que conduz com "maestria" os processos resultantes da não menos famosa "Operação Lava Jato". No entanto, quando se sabe que a "dita cuja" foi, ela e o seu filho, hoje universitário nos Estados Unidos, sustentados, via remessas mensais de vultosos valores, feitas pela Rede Globo e também por uma empresa chamada Brasif, pertencente ao marido da irmã da jornalista, que ganhou a concorrência para administrar os "free shops" dos aeroportos brasileiros, aí a coisa começa a feder. E, coincidentemente, o contrato de licitação foi ganho justamente na época em que FHC era presidente do Brasil. Vejam vocês, que, se durante todos esses anos, a mãe e o filho receberam a bagatela mensal de aproximadamente uns R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), sem que tenha havido qualquer contraprestação de trabalho, pela referida jornalista, e a nossa impoluta imprensa não diz uma palavra ou escreve uma linha sequer sobre o assunto, fico a imaginar que aí tem gato na tuba... Mas não é só. Semana que passou descobriu-se que a ex-cunhada de FHC, que vem a ser irmã da ex-amante, claro, está lotada no Gabinete do Senador José Serra, em Brasília, e recebendo mensalmente pelo valioso trabalho, mas, em verdade, sua vida é viajar pelo mundo, a exemplo de Miami, Costa Rica e, nas horas vagas, ainda chama a Presidente DILMA ROUSSEF de bandida. Que tal essa?

E o mais interessante, meus caríssimos e diletos leitores, é que essa nova fase da interminável "Operação Lava Jato", vigésima terceira, salvo engano, bem como a subsequente decretação da prisão do "Marqueteiro do PT", (este vai ser o seu novo nome, daqui prá frente), foi deflagrada justamente quando o referido escândalo pipocou nas redes sociais. Interessante coincidência, não? 

Enquanto isso, Lula é investigado por conta de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, que comprovadamente não é dele e por ter ido, em cinco anos, mais de cem vezes a um sítio em Atibaia, cidadezinha serrana daquele Estado. Não é interessante? Espero, sinceramente, que o meu amigo IVALDO FIGUEIROA, que também tem um sítio aconchegante na nossa Serra da Taquara não acredite no que diz a nossa imprensa, pois quero continuar a visitar o seu cantinho, ainda por centenas de vezes em muitos anos e garanto, de logo, que nunca vou reivindicar para mim, a sua propriedade.

Brincadeiras à parte - o assunto é mais sério do que se pensa - creio que uma Justiça cuja balança está, a cada dia que passa, pendendo inexoravelmente para a direita, não faz bem à democracia e, tampouco, ao nosso País. Rezemos para não sermos os próximos presos da vez...

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, ex-Procurador Federal, e atualmente exerce a advocacia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia