Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2015

Entenda a polêmica do fator previdenciário

Imagem
por Deutsche Welle

Mudança no cálculo do fator previdenciário aprovada pelo Congresso permite que pessoas se aposentem mais cedo do que o Executivo gostaria
Marcelo Camargo / ABr Aposentados protestam na Praça da Sé, em São Paulo, em 2013, contra o fator previdenciário
O governo brasileiro tenta evitar que o ano termine novamente com um rombo nas contas públicas. Para isso, lançou um pacote de ajuste fiscal. Entre as metas, o Executivo propôs alterações no acesso a benefícios previdenciários, mas não esperava que o Congresso fosse aproveitar essa medida provisória para flexibilizar as regras da aposentadoria.
A polêmica emenda, acrescentada pela Câmara e aprovada na semana passada no Senado, flexibiliza o chamado fator previdenciário, que foi criado para desestimular a aposentadoria precoce ao reduzir o valor do benefício para quem se aposenta antes dos 60 anos de idade.
O Legislativo propôe modificações a essa regra, instituindo a fórmula 85/95. Ela prevê que uma pessoa pode receber o v…

Nota de Pesar

Imagem
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, através de seus 17 parlamentares, vem a público se solidarizar com toda a família do senhor Manoel Barbosa da Silva, o popular Nezinho do Pará, pelo seu falecimento
Desde que entrou para a vida pública, exercendo ao mandato de vereador por 4 legislaturas, exercendo mandato por 19 anos, alguns deles sem receber salário de vereador. Neste período de vida pública, Seu Nezinho desenvolveu um trabalho bastante significativo, pois na época ele já se preocupava com a questão da mobilidade urbana, colocando projetos em prol das melhorias na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
Seu Nezinho exerceu, por três vezes, o mandato de Subprefeito da Vila do Pará, localidade na qual ele nasceu. Até seus cem anos de idade, seu Nezinho continuou sendo uma pessoa carismática e de fácil amizade. Foi um homem que não teve apego a bens materiais e sempre esteve ao lado do povo, sempre com muito serviço prestado na Vila do Pará, sobretudo, aos mais carentes. …
Imagem