Fé x Pensamento Positivo, por Dario Gomes

Dario Gomes
Será que é a mesma coisa? Ou há alguma diferença?

Essa semana me peguei pensando sobre esse assunto: Se fé tem alguma coisa a ver com pensamento positivo e meditei sobre alguns pontos que acho, são de suma importância para nós.

O que é fé? Ora fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não sem veem. Hebreus 11.01. 

O pensamento positivo nada mais é que: uma motivação mental para aquilo que desejamos. Alguns afirmam que, tudo que quisermos, se colocarmos em nosso pensamento e imaginarmos como queremos, então conseguiremos. 

Enquanto a fé está colocada no âmbito da confiança naquele que pode fazer (Deus).

O pensamento positivo está na esfera da vida secular, tomando por base o desejo que impulsiona o agir para conseguir.

A fé em Deus opera milagres e por ela somos curados, o pensamento positivo faz com que o corpo reaja produzindo anticorpos capazes de debelar uma enfermidade ou dar uma melhora, mesmo que por um pouco de tempo.

Não é pelo pensamento positivo que cremos em Deus, mas sim pela fé.

É claro e notável que uma pessoa que pensa positivo tenha mais probabilidade de vencer na vida, mas também é de se notar que alguém com fé em Deus nunca será derrotado.

A fé não toma por garantia aquilo que o homem possui, mas dá a ele, a certeza de que Deus vai agir em seu favor, independentemente da condição financeira, física ou intelectual dessa pessoa. Deus age em qualquer situação, assim o homem creia nele. 

O pensamento positivo é gerado na mente da pessoa, a fé é gerada no coração. O pensamento positivo faz com que a pessoa acredite que vai dar certo e isso o leva a uma reação para ir à luta. A fé crê que mesmo em condições contrárias e sem ter o mínimo de recursos, mas tendo as promessas de Deus, elas se cumprirão cabalmente, sem faltar coisa alguma.

Na bíblia encontramos uma viúva recebendo a ordem de sustentar a um profeta, mesmo nada tendo, a não ser um punhado de farinha de trigo na panela e um pouco de azeite numa botija,

I Reis 17:8-15

Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

A mente do homem não é Deus e Deus não é a mente do homem, Deus é Deus independentemente do que o homem pensa , acha ou pode. Quando o anjo disse a Zacarias que a esposa do mesmo teria um filho, ele duvidou e, no tempo determinado o menino nasceu. Lucas 1. 11 a 20.

Quando quatrocentos profetas profetizaram que o Rei Acabe venceria uma batalha e somente um profeta disse que ele perderia, todos acreditavam que Acabe venceria, mas não venceu, Deus falara que ele perderia e perdeu. O pensamento positivo de todos os profetas não tiveram forças para mudar um fim que já estava escrito pela mão de Deus. 

Quem tem fé nunca precisará de artifícios para conseguir os seus objetivos, porque no agir de Deus, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor.

Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia