Agentes de Combate às Endemias (ACE) intensificam visitas em Santa Cruz do Capibaribe

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão com trabalho intensificado nos diversos bairros da cidade. Para tanto estão recebendo ajuda de voluntários e também dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)


Acompanhei o trabalho dos agentes Alexandre e Júnior em visitas em algumas residências do Bairro Neco Aragão, na última sexta-feira (11), quando na oportunidade eles aplicaram o larvicida e vistoriaram os recipientes e locais onde o mosquito poderia se reproduzir.

ACE ALEXANDRE
O trabalho começa de sete da manhã (e termina as 13:00 h) onde o supervior designa a quadra onde cada agente atuará. São distribuídos os materiais necessários para cada agente (nesta sexta o larvicida só foi distribuído as 8:00h) e em dupla começa aquele que está sendo a melhor maneira de combater o mosquito que é, além de aplicar o larvicida, também explicar como os moradores devem evitar ao máximo deixar cisternas abertas, caixas de água descobertas, enfim qualquer recipiente onde o mosquito possa por seus ovos. 

Algumas casas estavam fechadas, pois mesmo com os avisos de que aquele bairro estaria sendo visitado pela força tarefa, através das rádios e carros de som, muitas pessoas trabalham fora e isso também é um empecilho para que 100% das visitas sejam efetivadas.

Em média cada ACE vistoria entre 45 e 50 residências por dia. 

O ACE Alexandre contou um pouco de sua rotina diária: "Nosso trabalho é esse que você está acompanhando, mas ele só surtirá o efeito desejado se a população nos ajudar. A gente fala constantemente, o larvicida é muito importante, mas a parte educativa é mais importante ainda. A população sabe que nós passamos de dois em dois meses e nesse espaço de tempo eles tem que fazer a parte deles. A gente pede que cada um tire pelo mesno dez minutos do seu dia para verificar se os depósitos de água estão fechados, se não tem algum utensílio que contenha água onde o mosquito possa se reproduzir. Eu digo as pessoas que o mosquito é bem democrático e ataca qualquer cidadão. O nosso trabalho é além de colocar o larvicida é também explicar como evitar que ele se reproduza e para isso todos tem que cooperar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia