Livros, por Dário Gomes

Quem lê vive informado e quem vive informado, não se deixa enganar tão facilmente

DÁRIO GOMES
O escritor usa de sua própria imaginação para descrever os fatos ocorridos em seu dia a dia, assim também o faz, o poeta. Misturando fantasias com realidade e, às vezes, abusando das leis da natureza, o escritor faz o relato das coisas e mostra-o às pessoas da forma mais natural que se possa imaginar: A poesia, a música, a declamação, o texto, a história, o relato. Cada qual no seu devido tempo faz o seu próprio mundo

Um trecho de uma poesia na música de Roberto Carlos diz: “Fui abrindo a porta devagar, mas deixei a luz entrar primeiro”, Com uma velocidade 1.080.000.000 Km por hora seria impossível que a luz não conseguisse entrar antes dele. É de se perceber que a linguagem do compositor vai além da ciência e mostra que a sua ansiedade é mais rápida que a luz. Depois ele mostra que, ao invés de, a luz iluminar seu caminho, ele afirma que ela iluminou o seu passado. É justamente esse tipo de linguagem, às vezes exagerada, que faz com que a poesia fique mais bela, ela nos leva a voar no tempo e trás até nós, coisas que só funcionam no mais íntimo da nossa imaginação.

O mesmo acontece quando lemos um livro, a gente mergulha tão profundamente na história, que passamos a fazer parte do contexto, o suspense criado, em nossa mente é tão forte que, dá vontade de avisar ao personagem que ele corre perigo. É como se estivéssemos vivendo à época dos personagens. 

Eu posso afirmar, sem nenhum medo de errar que, a história relatada no livro é sobremaneira superior ao filme feito com base na mesma história. O livro nos revela detalhes que o filme não revela, no livro a gente vê a imagem na nossa imaginação, é como se nós fôssemos coautores do próprio livro.

Sendo a Bíblia o livro mais vendido do mundo, é de se observar que seja também o mais lido. Seus relatos têm encantado gerações e mudado muitas vidas. A bíblia está cheia de histórias, de poesias e de relatos dos mais diversos. Também é cheia de muitas formas de linguagens, cada uma, trazendo em si o ensino necessário para a ocasião. 

Na Bíblia temos: Relatos históricos, Doutrinas, Parábolas, Símiles, Metáforas, Alegorias, entre outros.

Exemplos:

Relato Histórico: Descrição de um fato, relato de um acontecimento. (Livro de Ester, Atos dos Apóstolos, os evangelhos, entre outros).

Doutrina: Aquilo que é objeto de ensino. (II João 1:9) - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. (Orlando Boyer, Pequena enciclopédia)

Parábola: Uma comparação, um paralelo, uma narração curta para ensinar uma verdade moral ou espiritual. (Mateus 21.33). (Orlando Boyer, Pequena enciclopédia)

Símiles: Comparação de coisas semelhantes (Mateus 10:16) - Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; (Orlando Boyer, Pequena enciclopédia)

Metáfora: É uma figura de retórica em que se transporta o significado próprio de um vocábulo para outro significado. (Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Orlando Boyer, Pequena enciclopédia)

Fábula: Narração em que seres irracionais são apresentados falando com paixões e sentimentos humanos, mas o objetivo é ensinar lições espirituais. (Juízes 9:8-15, 16) - Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. (Orlando Boyer, Pequena enciclopédia)

Como podemos ver a bíblia é rica de relatos, histórias, doutrinas, mas também é um livro poético. Os livros de: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão formam o conjunto de livros poéticos da bíblia, em uma linguagem humana, clara e objetiva, esses livros mostram a grandeza de Deus através da poesia.

Na verdade, a bíblia é uma obra de grande valor, vale a pena consulta-la, folheá-la ou simplesmente buscar um de seus versículos para simples meditação, a Bíblia é um presente de Deus para a humanidade. Ela não é a salvação, mas ela ensina o caminho para tal. O profeta Isaías recomenda: Isaías 34:16 - Buscai no livro do SENHOR, e lede.

Já dizia certo poeta: Se a Bíblia estiver encima da estante ela é a coroa dos livros, se estiver no meio, ela é o coração dos livros, mas se ela estiver embaixo da estante, ela é a sustentação de todos os livros.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia