Pernambuco realiza 3ª Conferência Estadual de Juventude

Expectativa é reunir cerca de 600 pessoas, no Centro de Convenções, em Olinda


Cerca de 600 pessoas são esperadas na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Auditório Tabocas, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A abertura ocorre às 8h, com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, e do secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ/PE), João Suassuna.

A conferência estadual é a preparatória para a Conferência Nacional, que acontece no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF). “Este será um evento plural, de grande relevância. Estarão reunidos representantes de todas as microrregiões de Pernambuco e de todos os segmentos de juventudes: negros, LGBT, portadores de deficiências, índios, quilombolas, ciganos, povos tradicionais e de terreiros; dos centros urbanos e rurais; jovens ligados às áreas de cultura, esportes, movimentos políticos e tantos outros”, afirma João Suassuna.

Os 500 delegados foram escolhidos durante as etapas preparatórias para o evento estadual, nas pré-conferências regionais, municipais, territoriais e de povos e comunidades tradicionais, realizadas no período de 15 de julho a 28 de setembro. Foram mais de 90 conferências e em mais de 80% delas estiveram presentes o secretário João Suassuna, técnicos da SEPCJ e dirigentes do Conselho Estadual de Juventude.

Os outros 100 participantes são representantes das secretarias estaduais e de prefeituras; Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Assembleia Legislativa (Alepe), Unicef, universidades, organizações não governamentais (ONGs), conselhos e entidades ligadas aos segmentos de juventude. Durante a conferência os participantes se dividirão para a discussão em 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura, Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.

Todos os eixos temáticos serão trabalhados em salas específicas, com relatores e facilitadores das diversas secretarias estaduais, conselheiros de juventude e técnicos convidados. O trabalho dos participantes será de construção de propostas. De cada grupo serão eleitas cinco propostas e, do total, 22 prioritárias serão levadas para apresentação na Conferência Nacional.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da conferência acontecerá às 8h. Na mesa dos trabalhos estarão, além do secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, e o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do CEPPJ/PE, João Suassuna; a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; o secretário geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça; e a vice-presidente do CEPPJ/PE, Adriana Nascimento. Em seguida haverá a leitura do regimento interno. Somente à tarde serão iniciadas a discussão e construção das propostas.

A terça-feira (6) será dedicada à plenária final, com a votação das propostas prioritárias construídas e a eleição dos 54 delegados (número estabelecido pelo contingente populacional, definido pela nacional), de forma que todas as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco estejam representadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia