O corpo, por Dário Gomes

DÁRIO GOMES*
Uma das obras mais impressionantes do universo é o corpo humano. Dotado de uma capacidade que está acima de qualquer outro corpo, o corpo humano sobrepuja em tudo aos demais. Cada parte do corpo faz o seu trabalho e completa aquilo que outra parte não pode fazer. Cada membro depende dos demais para poder realizar suas funções. Uma máquina maravilhosa criada por Deus. Além da parte física temos também a parte não física formada por alma e espírito. O centro do intelecto, das vontades, o comando de tudo.


O cérebro coordenando e produzindo substâncias que promovem o bem estar de todo o corpo. O Sangue alimentando todo o corpo através das muitas artérias e veias, os rins filtrando o sangue, o coração pulsando e bombeando-o, o sistema nervoso controlando todo o nosso ser, os pés que suportam o peso do corpo, o ouvido que nos traz informações audíveis e equilibram o corpo, os olhos que são insaciáveis, as mãos que tão ágeis são, enfim todo o corpo fazendo a promoção de si mesmo através de seus membros, cada um per si fazendo a sua parte, cada um dando a sua cooperação.

Quando um membro adoece, todo o corpo padece, o sofrimento é geral. Mas se um membro se alegra é porque todo o corpo está bem, está sadio.

Deus formou o corpo assim e é assim que ele é.

A Palavra de Deus nos diz:

I Corintios 12:14-26

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

I Corintios 12:12,13 e 27.

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

Romanos 12:4-5

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

A igreja é o corpo de Cristo, Ele é a cabeça, nós somos membro desse corpo, e cada um recebeu a incumbência de realizar sua própria tarefa.

Deus nos deu dons e esses dons devem produzir o crescimento da igreja. 

Efésios 4:11-12 

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.

Cada membro do corpo deve promover o bem estar dos demais membros, é assim que o corpo funciona, se nós fizermos a nossa parte e os demais membros também, todo o corpo estará saudável.

Há uns que dizem: Eu sou membro do corpo de Cristo. Porém ficam a fazer o mal para com o seu próximo; então devemos concluir que, quem assim faz, não faz parte do mesmo corpo, porque se o fizesse nunca iria prejudicar outro membro ligado a ele mesmo, a Palavra nos diz: Somos membros uns dos outros (Romanos 12.5). 

Devemos refletir se realmente pertencemos ao corpo de Cristo ou se somos membros de outro corpo, se somos membros do mesmo corpo, obrigatoriamente devemos ajudar mutuamente uns aos outros afim de podermos promover o crescimento de todo o corpo que é a igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade.

I Timóteo 3:14-15

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia