Estudantes da UFPE continuam ocupando reitoria da instituição

A ocupação acontece desde a última sexta-feira (2), a favor da homologação completa do novo estatuto da universidade


Do JC Online

Manifestantes realizaram uma ação de limpeza na reitoria ocupada nesta segunda
Foto: reprodução/Facebook

No quarto dia de ocupação da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudantes continuam protestando contra alterações no novo estatuto da instituição, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Desde a última sexta-feira (2), cerca de cem alunos estão impedindo funcionários de entrar no local. Nesta segunda (5), foram publicadas, na página do movimento Ocupe UFPE no Facebook, imagens dos próprios manifestantes fazendo faxina no lugar e de alimentos doados por pessoas favoráveis ao ato.


O protesto exige a homologação do novo estatuto da universidade de maneira completa, sem alterações. No documento elaborado por estudantes, técnicos administrativos e professores, uma das principais mudanças seria a paridade nas deliberações da instituição. De acordo com os alunos, no entanto, a reitoria declarou que vai criar comissões para rediscutir cada item do estatuto. "Eles querem nos vencer pelo cansaço", afirmaram nas redes sociais. 

A pedido da UFPE, a Procuradoria Regional Federal da 5ª Região entrou com ação na Justiça pedindo a reintegração de posse do prédio, que foi concedida. Mas os estudantes se negaram a acatar a decisão. Segundo o grupo, eles não sairão do lugar até que tenham os pedidos atendidos.

A universidade enviou um comunicado oficial à imprensa no último sábado (3). Confira a nota na íntegra:

Sobre a continuidade da ocupação da Reitoria, a UFPE vem a público afirmar que, na tarde deste sábado, dia 3 de outubro, e pela terceira vez consecutiva, a Administração Central procurou estabelecer negociações com as pessoas que estão ocupando o prédio. Infelizmente, como nas tentativas anteriores, os ocupantes afirmaram que não desejam dialogar. 

Os manifestantes criaram um clima de instabilidade e de ameaça ao patrimônio público. Eles permanecem no local contrariando a ordem de reintegração de posse definida pela Justiça Federal na sexta-feira, 2 de outubro.

O grupo que ocupa o prédio da Reitoria alega que a proposta do novo Estatuto da UFPE deveria ser aprovada sem discussão por parte do Conselho Universitário, na forma como ficou estabelecido desde o início do processo.

O processo Estatuinte prevê explicitamente que o documento deve ser apreciado pelo Conselho Universitário e cabe ao reitor encaminhar o documento para sua apreciação.

Diante desses fatos, a Administração Central da UFPE vem a público assegurar o papel institucional do Conselho Universitário. Insiste também que o novo Estatuto deve, necessariamente, respeitar o quadro legal e constitucional do Brasil.

Finalmente, é preciso realçar a permanente disposição de diálogo da gestão da UFPE com todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia