A ILHA, por Dário Gomes

PASTOR DÁRIO GOMES
Porção de terra cercada de águas por todos os lados; é assim que se define uma ilha. Ela pode estar sozinha ou acompanhada de outras, formando assim um arquipélago.

A noção que temos de uma ilha é a sua tranquilidade reinante, há um sentimento de paz, sossego, e um clima de independência também , ser uma ilha é como ter vida própria, é ser independente. Mas a bem da verdade é de se analisar que existem algumas dificuldades, tais como: comunicação, comércio, distancia, atendimentos, socorros e etc... É como viver isolado do mundo exterior. 

Há pessoas que querem ser como ilhas. Vivem num mundo isolado, tranquilo, independente, com modo de vida próprio, não depender de outrem, não dar satisfação a ninguém, isolados dos demais, têm seu próprio mundo, um mundo só seu, separados do mundo exterior pelas grandes águas; as águas do medo, da insegurança, da fragilidade, o receio de enfrentar o mar e buscar um socorro. Isolados. Parados em meio ao mar. Se não diminuem, também não crescem. Ali, esperando o tempo passar. As ajudas estão perto, se pedir, socorros virão, mas preferem continuar em seu isolamento eterno, silencioso, penumbre, frio, morto.

Deus não nos criou para vivermos isolados, Ele nos fez ser com capacidade de socialização. Um dia Deus falou: Não é bom que o homem esteja só. (Gênesis 2:18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele). Deus sabia que se desse uma esposa para o homem, logo eles estariam rodeados de outras pessoas, fruto desse relacionamento. Em breve a terra estaria cheia. (Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra)

A capacidade de se comunicar com outros é tão forte na raça humana que , viver uma vida isolada é tarefa quase que impossível para a maioria das pessoas. É por viver uma vida isolada que muitos anciãos não conseguem viver muito tempo.

Se isolar por um pouco de tempo pode ajudar, se: 

1. a pessoa quer meditar um pouco, 

2. quer ler um bom livro sem ser interrompido, 

3. quer fazer uma reflexão sobre sua vida, 

4. quer orar ou ter um momento mais íntimo com Deus,

5. ou ainda para alguma coisa que for útil.

Se isolar por causa de problemas nunca é de bom siso, se for por causa de um relacionamento que não deu certo, pior ainda, entrar em um quarto, fechar a porta e se isolar do mundo, nunca foi solução para quem tem muitos problemas.

Se a vida de uma pessoa se torna como uma ilha, se a pessoa se isola do mundo exterior e não vê uma saída sequer, então é preciso pegar os remos, entrar no barco, enfrentar o mar e tomar rumo ao continente. Sair do isolamento é o melhor remédio. Muitas vezes, ao enfrentarmos as ondas, deixamos que os perigos deem sentido à nossa vida, saímos da monotonia e alcançamos forças para alcançarmos a vitória. Lembre-se que muitos, sem mais força alguma, foram vitoriosos porque creram, levantaram a cabeça e tiraram forças de onde não tinham e saíram vencedores. (Hebreus 11:32-34 - E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Temos de Deus duas coisas, nas quais é impossível que Ele falhe: A promessa e o juramento. E isso é o bastante para termos plena e indestrutível convicção de que Ele nos ajudará em nossa caminhada.

Hebreus 6:17-19

17 - Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;

18 - Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;

19 - A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu.

Que a ilha seja somente um lugar de repouso ou descanso por um pouco de tempo e que sejamos fortes, o bastante, para enfrentarmos as ondas e partirmos para novas conquistas.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia