Nota de Esclarecimento de José Augusto Maia

Santa-cruzenses,

A minha história de lutas e trabalho por nossa terra é muito forte. Foram trinta anos de sonhos, conquistas e dedicação ao povo.

Meus projetos realizados na Infraestrutura, Saúde, Educação e principalmente na Segurança e Economia, mudaram a vida das pessoas de uma cidade e região. Quando governamos, Santa Cruz saiu do atraso para se transformar em exemplo de combate a violência e desenvolvimento econômico, para Pernambuco e o Brasil.

Ao longo deste tempo, ganhei o afeto e o carinho das pessoas, principalmente dos mais humildes. Quando chego num bairro, na zona rural ou na periferia da cidade, quer seja em evento público ou privado, todo este carinho é externado num aperto de mãos, em beijos e abraços afetuosos das crianças, de idosos e de uma grande juventude. Milhares de fotos espalhadas nas redes sociais são provas incontestáveis deste carinho e reconhecimento.

Fidelidade e Compromisso

Receber propostas indecorosas, pancadas e se sentir traído, esse filme já passou na minha vida por várias vezes. Minha história e liderança me dão o direito a uma candidatura, mas optei pela união e retirei meu nome para vereador, deputado e prefeito, porque meu objetivo sempre foi conquistar a unidade do grupo. Foi pela união, que passei uma borracha no passado e me entreguei de corpo e alma.

Mas parece que tudo foi em vão e nada representou para alguns da classe dominante e parte da imprensa, que nunca aceitaram um homem simples e do povo como eu, alcançar o espaço e os cargos, que através do povo conquistei.

Sobre a insatisfação de Galego de Mourinha

Quanto ao desabafo do companheiro Galego de Mourinha, por não ter sido escolhido pré-candidato a vice de Fernando Aragão, quero dizer que Galego tem toda razão de estar insatisfeito. Porém, deveria ter exposto sua insatisfação, no momento em que foi informado por mim, que Tallys Maia havia sido o escolhido.

Reafirmo que, sem o posicionamento de Galego, eu não teria dito a Fernando que a união estava selada, teríamos adiado a coletiva e seu nome poderia compor a chapa. Mas Galego aceitou e prosseguimos.

O processo da escolha

Durante todo o processo de escolha das pré-candidaturas, houve dois momentos: Um com Fernando Aragão versus Cleiton Barboza e outro da União, anseio de todos os taboquinhas e simpatizantes do partido.

No primeiro cenário Galego foi colocado como vice de Cleiton, mas abriria caso Fernando aceitasse. Como Fernando não aceitou ser vice, veio a proposta de uma pesquisa, aceita por todos, para escolher quem seria o pré-candidato a prefeito do grupo.

É importante lembrar que, durante um bom momento da pré-campanha de Cleiton. Galego de Mourinha me confidenciou mais ou menos nestas palavras: “Se Cleiton vencer a pesquisa com o partido dividido, será difícil vencermos a eleição”. Respondi-lhe: “Galego, você é vereador e na incerteza colocaríamos meu filho ou outra pessoa. Você não pode correr o risco de não renovar o seu mandato”. Galego ficou satisfeito e tocamos o projeto.

Quanto aos apoios

Quanto à sua afirmação de que depois do acordo das lideranças de Poço Fundo darem o apoio a Cleiton, levarmos Carlinhos da Cohab para ser o vereador deles, é verdade. Isto é normal e democrático em qualquer campanha, onde apoios são conquistados para fortalecer o candidato.

Quanto levar Ernesto para ter seu apoio como liderança na Vida do Pará e lutarmos para Cleiton também receber apoio dos seus liderados junto comigo, também é verdade. Isto fazia parte do nosso plano de União, pois assim acabaríamos com a briga entre Ernesto e eu e faríamos crescer, também, a base de apoio a Cleiton, com mais um vereador em nossa luta.

A pesquisa

Quanto à suposta “pesquisa falsa” do passado, que indicou Zé Elias como vice, tenho o dever de afirmar que ela foi verdadeira. Zé Elias venceu com uma larga vantagem os outros postulantes.

Se é que aconteceu, falsa mesmo foi a informação. É preciso ter provas para fazer tal afirmação, porque de boca não tem o menor crédito.

Concluindo

Finalmente quero dizer que depois deste processo, tudo foi se desgastando. Nosso grupo se dividindo a cada dia, com as duas candidaturas, mesmo que democraticamente postas.

Em um determinado momento, Galego afirmou que estava no grupo para tudo, para ser pré-candidato a prefeito, a vice, a vereador ou mesmo só ser cabo eleitoral, porque era um soldado do partido. Em outro, Galego chegou a afirmar e foi publicado nos blogs da cidade, que sem a União não seria candidato a nada.

Como liderança maior do grupo, nunca dita por mim, mas pelo meu trabalho demonstrado ao longo dos tempos e pelas próprias lideranças envolvidas, tive contato com todos e resolvemos fazer um acordo, retirando a possibilidade da escolha por pesquisa e decidindo mais rápido, pelo consenso.
Neste cenário, Fernando Aragão, pela experiência, seria escolhido como pré-candidato a prefeito e caberia a mim a escolha do vice, o deputado Federal poderia ser mantido e eu poderia ser o próximo candidato a estadual. Para tanto, eu teria a árdua tarefa de convencer Cleiton e Galego aceitarem a proposta de união. Não foi fácil, foram momentos de muita apreensão, somente sacramentado às 23h40m da última quarta-feira, onde em frente a minha residência e depois de uma longa conversa, Galego aceitou o fechamento da pré-candidatura de Fernando e Tallys na majoritária. A partir deste momento, liguei para Fernando Aragão e a coletiva foi confirmada.

Reafirmo a todos: “Tudo o que eu queria e que fiz até agora, foi de acordo com todos e pela União. Tenho dito que o nosso melhor candidato é a União. Não guardo magoas, nem ressentimentos de ninguém, porque não quero ver nenhum taboquinha triste e ainda continuo com a mesma vontade de lutar e promover esta União.

Amanhã, pela manhã, irei a todas as rádios levar uma palavra de conforto e consenso. Tenho certeza de que todos vão entender. 

José Augusto Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia