Ministério inicia testes em estação de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco


O Ministério da Integração Nacional iniciou, na última semana, a fase de testes de comissionamento dos equipamentos hidromecânicos da primeira Estação de Bombeamento (EBI -1) do Eixo Norte, do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O primeiro acionamento com êxito de uma das bombas aconteceu na sexta-feira (7), no município de Cabrobó (PE). Durante os testes, a água percorreu nove quilômetros e chegou até o reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. Os conjuntos de motobombas serão acionados diversas vezes para garantir o funcionamento pleno dos equipamentos. 

Também estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores, além da verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão. 

A EBI-1 do Eixo Norte possui dois conjuntos de motobombas instalados com capacidade de elevar água a 36 metros de altura, o que pode ser comparada a um edifício de 12 andares. A vazão das duas bombas é de 24,8 m³/segundo. Cada equipamento (bomba) pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. As duas bombas, em pleno funcionamento, farão com que a água do São Francisco percorra 45 quilômetros, até a barragem de Terra Nova, passando por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú. 

- Estações de Bombeamento 

As Estações de Bombeamentos são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três Estações no Eixo Norte e seis no Eixo Leste. Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. No Eixo Leste, serão cerca de 300 metros – do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal – altura que pode ser comparada a um edifício de 100 andares. 

Os dois eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 no Eixo Leste. A obra está com um total de 76,7% de execução, com previsão de chegar a 78% em agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia