Preconceitos

Dário Gomes
A expressão do momento é “Preconceito”. É moda acusar os preconceituosos. O que muita gente não sabe é que, ao tentar apontar os preconceituosos, muitos o fazem por preconceito. Caindo assim na própria armadilha. 

Voltando-se as páginas da história não escrita, história essa muitas vezes, nem conhecida, me deparo com um quadro muito interessante: Eu vejo uma igreja pequena com alguns crentes, cultuando, cantando e pregando a Palavra e vejo também muitas pessoas, da chamada sociedade da época, que os odiava, que apedrejam as suas casas e templos, que xingavam, que prometiam até atirar neles e eles só tinham a fé para sua defesa.

Eram pessoas simples, na sua maioria sem formação alguma, trabalhadores braçais, seus templos ocupavam as periferias, pequenos, simples, pobres. Não tinham representantes nas bancadas.

Parece-me que, naquela época, não existia a palavra preconceito e se existisse não era muito usada, pelo menos nesse interim.

Quando um crente apanhava por causa de sua fé ou por alguma outra causa, era motivo de zombarias, as pessoas riam em alta voz e chamavam-lhes de bodes e ninguém os defendia, talvez porque o número deles era tão insignificante que não valeria a pena defende-los.

O Brasil tinha, em 1980, uma população de 119.000.000 de habitantes e 6,6% era de protestantes ou seja 7.800.000, hoje o Brasil tem uma estimativa de 200.000.000 de habitantes e desses 22% são evangélicos ou seja são quase 44.000.000. Houve um crescimento considerável, e não somente isso, o povo evangélico evoluiu na cultura, na formação, na política, o povo evangélico cresceu e começou a ser notado. 

A sociedade teve que recuar e “parar” de xingar e expulsar os evangélicos de seu convívio, porque via neles o crescimento, hoje na igreja evangélica tem senadores, deputados federais e estaduais, doutores em todas as áreas, empresários e muito mais, hoje o povo evangélico sabe quais são os seus deveres mas também conhece os seus direitos, em muitos lugares os evangélicos já decidem eleições. A sociedade recuou, não porque passou ama-los, mas porque via neles um filão para seus interesses.

Como não puderam deter o crescimento da igreja evangélica e nem negar sua importância, sabendo que a igreja tem uma postura baseada na Palavra de Deus, então os acusam de preconceituosos. Mas não existe na terra um povo que mais sofreu e sofre preconceito do que o povo evangélico. Ainda hoje muitas pessoas cospem ao chão ao ouvir o nome evangélico ou protestante. E aí essa sociedade vem falar de preconceito?

É patente aos olhos de quem quer ver e aos ouvidos de quem quer ouvir, as perseguições feitas aos crentes, as proibições que lhes eram impostas, as muitas vezes que os seus templos foram violados, o desprezo e o desrespeito das autoridades.

Mas nada disso adiantou, a igreja cresceu, ocupou os melhores lugares, a voz da igreja se ouve nos congressos, suas opiniões são expostas para todo o povo, e cumpre-se a palavra que diz: Quer esse povo ouça ou não, acredite ou não, mas mesmo assim fala. ( Ezequiel 2. 5 - 7) A igreja tem voz e essa voz está incomodando muita gente.

Mateus 10

17 - Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;

18 - E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.

19 - Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.

20 - Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

O verdadeiro preconceito é julgar e fazer afirmativas, acerca de outrem, sem conhecimento de causa.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia