A arte de ensinar

Por Dário Gomes*
Hoje eu amanheci pensando sobre a arte de ensinar, e com esse pensamento me lembrei de um dos meus mestres, o Professor Cícero: Professor de português, homem de uma índole firme, sempre soube dominar a arte do ensino, suas aulas eram impecáveis, nunca foi dado a polêmica, transmitia sua matéria com conhecimento de causa e quando nos ensinava, a gente aprendia. Quem estudou com ele sabe de quem estou falando.

Outro dia me encontrei com o Professor Cícero e lhe falei da satisfação de ter sido seu aluno e ele com muita humildade agradeceu pelo elogio, e ainda lhe disse: Eu não sei lhe tratar senão de Professor, mesmo que o senhor esteja aposentado, será sempre meu professor. 

Professor Cícero nasceu com o dom de ensinar.

Diferentemente do que mostrar conhecimentos, a arte de ensinar é transmitir a outrem aquilo que se tem conhecimento.

Em uma reunião, em que estavam presentes alguns professores e uma boa parte da sociedade egipciense, eu falei que o professor é um formador de opinião, logo após a minha fala um professor fez uso do microfone e rebateu dizendo que os professores não fazem a cabeça dos alunos, mas que eles tem suas próprias opiniões. Eu não havia dito que professor faz cabeça de pessoas, mas que são formadores.

Aquela expressão do professor me deixou pensativo porque quando a gente está à frente de um grupo de pessoas, sejam poucos ou muitos, a gente transmite nosso parecer, quer queira quer não e assim, imprimimos nas pessoas nossas ideias e pensamentos, acontece assim com o blogueiro, o radialista, o jornalista e também com o professor.

Há uma diferença muito grande em “fazer a cabeça” de uma pessoa e o transmitir para aquela mesma pessoa um conhecimento, mas que esse conhecimento seja transmitido com base, com convicção de quem transmite. Todo aquele que ensina tem que ter sólido conhecimento sobre o que ensina a fim de passar ao aluno segurança e não deixar arestas para não haver questionamentos acerca da matéria ensinada. 

Sei que há assuntos que são polêmicos, mas disso a própria matéria cuida. Quem ensina deve dominar a arte de transmitir o conhecimento adquirido afim de que seus alunos possam ter a mesma base e convicção de seu mestre.

Também conheci professores, e faço questão de não citar os nomes, que tinham grande conhecimento da matéria que ensinavam, porém não dominavam a arte de ensinar, talvez seja isso que acontece com muita gente nos dias atuais, e infelizmente, há aqueles que ainda nem aprenderam e já estão ensinando. Um dia, fui conferir uma prova que fora aplicada por um professor de faculdade para a turma que minha filha frequentava e percebi que o infeliz era péssimo em língua portuguesa, os erros eram absurdos, algo primário mesmo.

Quem ensina tem que saber transmitir, tem que ter uma boa dialética, porque ensinar é mais do que escrever num quadro e mandar os alunos copiarem, é persuadir, é defender o assunto, é ter certeza de que a maioria está entendendo o que se está ensinando. Ensinar é um dom.

O mecânico tem que entender de mecânica, o médico de doenças, suas consequências, causas e cura, o cantor tem que cantar, o humorista, fazer humor, mas o professor tem que saber ensinar.

Em seu ministério Jesus gastou um bom tempo ensinando, deu um curso a seus apóstolos de como dirigiriam igrejas e em seguida não os diplomou, mas deixou-os prontos para tomarem conta de seus trabalhos eclesiásticos e não somente isso, Ele os havia preparado para que pudessem ensinar a outros essa tão sublime arte. A arte de amar, de perdoar, de viver uma vida santa, de servir a Deus e a arte de ganhar vidas para o o seu Reino.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia