A hierarquia da dor

Há, pelo menos, dois tipos de dor: a física e a moral

Por Dário Gomes*
Conceituando de forma mais simples: A nossa dor ou sofrimento pode ser no corpo ou no sentimento.

Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Atendei, e vede, se há dor como a minha dor. Lamentações 1:12.

Para o texto, em apresso, vagou-me nas entrelinhas do pensamento, uma simples indagação: Qual a pior dor?

Uns dizem que não há coisa pior que uma dor de dente, porém há quem afirme que uma cólica intestinal é coisa indesejável, há outros que defendem ser a dor de ouvido a pior que se possa imaginar e a lista vai se tornando extensa na sua própria organização ou hierarquia. A hierarquia da dor.

Falar de dor e não citar a causada pelos famosos cálculos renais é se esquecer de uma das mais desagradáveis, já vi gente forte suar frio e pedir por tudo que há, por um socorro imediato; há ainda aquela dor de todos os meses, é a amiga inseparável de muitas mulheres, porém tem gente que diz que a pior é a do parto. Cada dor com sua própria característica, “performance” e duração.

Existe a dor da desculpa, aquela em que o indivíduo nada sente, mas transparece aos outros que está morrendo. Essa dor é tão forte que dá até febre. Ela é coirmã da preguiça e da má vontade, mas uma coisa é certa: nunca ouvi dizer que alguém morreu dela.

Todas as relacionadas acima e outras não relacionadas são dores no corpo mas existem as dores sentimentais; a dor da perda, do desgosto, da covardia, da derrota, da oportunidade perdida, do relacionamento quebrado, do sentimento de culpa, da partida, da morte.

Já vi muita gente se queixando e dizendo que esta é pior que aquela, ou seja, a sentimental é pior que a do corpo, mas isto é um caso a se pensar.

Será que, mesmo padecendo as mesmas condições, a dor do que é inocente seria maior do que a dor do que é culpado? 

Quando o escritor do livro de Lamentações escreve não ter dor como a sua dor, faz ele alusão a situação que estava a viver, e essa é a explicação da sua dor. A situação por ele vivida era muito difícil e ele fazia uma análise de quantos outros já sofreram e chegou a conclusão de que sua dor era maior que todas as dores sentidas por alguém. 

Não poderíamos nos esquecer da dor do patriarca Jó, que era no corpo e na alma. Jó sentia a dor na própria pele, por causa da enfermidade, mas também sentia a perda de seus filhos, de seus melhores criados, de seus animais e de tudo quanto tinha. Se fôssemos analisar, creio eu que a dor de Jó era maior que a de Jeremias.

A dor de Jabez

Jabez foi um personagem bíblico que nasceu destinado a dor, seu nome significa dor ou sofrimento e ele faz uma oração a Deus e nessa oração ele faz um voto. Ele pediu a Deus que o livrasse da dor e que abençoasse toda a sua vida e Deus lhe concedeu o que lhe livrou dela.

I Crônicas 4:9-10

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.

Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido. . . E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

E Jesus? Sofreu humilhação, vergonha e por fim a cruz, chegando até a dor da morte. A bíblia diz: E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8.

Depois dessas meditações ainda fico a perguntar: Qual é, afinal, a pior dor? 

Sem mais delongas chego a mera conclusão de que a pior dor é a que se está sentindo.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia