Bandido que troca tiro com a polícia tem que morrer, diz Joel da Harpa

Deputado não quer que Pacto Pela Vida contabilize mortes de criminosos em ações da PM

Paulo Veras

Joel da Harpa quer que Pacto Pela Vida não contabilize mortes de criminosos
Foto: João Bita/Alepe

Durante uma discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a violência no interior do Estado, o deputado Joel da Harpa (PROS), que é policial militar, defendeu que o programa Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco, deixe de contabilizar como crimes violentos letais intencionais (CVLI) a morte de criminosos durante ações da polícia.

"Bandido que troca tiro com a polícia tem que morrer mesmo", defendeu no plenário da Casa. Ele também chamou os criminosos de "marginais". Entre janeiro e abril deste ano, o Pacto Pela Vida registrou 1.304 assassinatos em Pernambuco. O número é 11% superior ao de 2014.

Ao discursar logo após Joel, a deputada Teresa Leitão (PT) disse que o Estado tem o papel de defender as pessoas e não de matar.

Tanto Joel, quanto Teresa fizeram apartes ao discurso do deputado Álvaro Porto (PTB), que criticou o assassinato do vereador Reginaldo Falcão, em São João (Agreste), e o sequestro-relâmpago do vice-prefeito da cidade vizinha de Angelim, Josemir Miranda.

O deputado Romário Dias (PTB), que também comentou o pronunciamento, alfinetou o governo ao dizer que a questão talvez resultasse na contratação de uma consultoria.

Recentemente, o Governo do Estado anunciou a contratação de uma consulturia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para avaliar o contrato da Arena Pernambuco e sinalizou com a possibilidade de uma outra consultoria para analisar o Pacto Pela Vida.

Ao final da sessão, no tempo destinado exclusivamente às lideranças, o líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), reagiu dizendo que a violência não pode ser vista de forma isolada e criticando a "omissão" do governo federal com a fiscalização das fronteiras brasileiras, permitindo a entrada do crack no País.

"Não sou de ficar nessa disputa do governo federal e estadual", assegurou Waldemar no discurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia