Ser forte estando fraco, eis a questão

Por Dário Gomes*
Li por diversas vezes essa expressão que está contida na Bíblia Sagrada, no livro do profeta Joel capítulo 3 e versículo 10: Diga o fraco: Eu sou forte.

Para mim, a princípio, pareceu-me controverso, porém ao analisar a afirmativa e lançando mão de outros textos equivalentes, vemos que esse é o maior estímulo para aquele que, por algum motivo, se vê em uma situação de fraqueza.

Na carta aos Hebreus no capítulo 11 e versículo 34 está escrito que, aqueles servos, tiraram forças da fraqueza, ou seja, estando em situação inferior ao seu oponente, conseguiram superar as dificuldades, deram a volta por cima e chegaram ao lugar que desejavam. Na fé e na confiança que Deus pode ajudar, o ser humano consegue transpor as mais difíceis barreiras da vida: a do medo, a da falta de estímulo, a da falta de coragem entre outras.

Quem não se lembra da emocionante chegada da atleta suíça Gabriele Andersen (foto), nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984? Gabriele “quebrou” durante o percurso, mas fez questão atravessar a linha de chegada, mesmo cambaleando, porque, aos 39 anos, aquela era a última chance dela de concluir a prova numa olimpíada. (Veja).

Para Gabriele era uma questão de honra concluir a prova e ela o fez com esmero e total dedicação. É assim em nossas vidas, temos que superar todas as dificuldades que aparecerem e por mais difícil que pareça temos que nos superar sempre.


O apóstolo Paulo chegou a dizer que quando estava fraco então se sentia forte, a ponto de afirmar que sentia prazer nas fraquezas, é claro que Paulo falava da sua total dependência a Deus. (II Coríntios 12.9, 10).

Jacó, ao abençoar seus filhos e referindo-se a José, falou: - Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Gênesis 49:23-24.

A fé é a maior aliada que podemos contar quando estamos passando por uma fase difícil, entretanto fé não é o mesmo que pensar positivo, fé é crer, mas é também agir. Na afirmação positiva o ser humano apenas afirma que vai acontecer e assim espera, porém quando se usa a fé, o ser humano crê, mas também age porque a fé lhe leva a ação. Pela fé o doente se levanta; o desanimado luta; o fraco vence o forte; o pequeno derruba o gigante. A fé nos leva a transpor montanhas, mas ela é abstrata; não se vê; não se toca; mas existe. A fé que nos impulsiona, é como uma turbina impulsionando o avião no levantar vôo. Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. (Tiago 2:22).

Nas lutas dessa vida, nunca deixe que o desânimo e seus aliados sejam vencedores, mas lute, levante a cabeça, e vença, seja como a igreja em Filadélfia: Tendo pouca força guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8 - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Com as bênçãos de Deus, um abraço e até a próxima.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia