O PAÍS DOS AUTOMÓVEIS

Dr. Paulo Lima*
Eu morro e não me conformo com essa mania do brasileiro de querer imitar em tudo os americanos, como se fôssemos macacos de circo! Vôte! Como diria “seu Quincas”, o nosso conterrâneo, um sujeito gente fina, aqui da nossa terrinha que, embora não seja um letrado entende mais de política do que algumas “raposas”, nossas conhecidas. E por falar nele, no nosso último encontro me garantiu que “a jiripoca vai piar”, agora em 2016. E, como eu costumo dizer: estamos juntos e misturados! Mas, voltemos ao tema, que não tem nada a ver com política ou com eleições.

Pois bem, nos últimos tempos, o número de automóveis em nosso País cresceu tanto, que, não se admirem vocês se muito em breve a gente desbancar os “States” nesse título, que para mim não traz nenhuma grandeza, muito ao contrário. A propósito, esta semana, li uma reportagem no Diário de Pernambuco, manchete de primeira página, onde informa que o Recife é a cidade, entre as piores do mundo - atentem bem - a primeira entre as piores do mundo, onde o sujeito gasta mais tempo no percurso entre o trabalho e a volta para casa. Aqui no Brasil é a sexta cidade com o pior trânsito! Sinceramente, isto não é motivo nenhum para que sintamos orgulho...

Dia desses, conversando com o meu amigo Manuel Aires, um dos últimos remanescentes comunistas autênticos que conheço, também gente de primeira linha, (Roberto Freire que não me leia, com perdão do palavrão), ficamos a relembrar de nossa infância, em nossas cidades interioranas. O meu amigo Manuel Aires é um paraibano do Cariri e falávamos que os automóveis, naquela época,eram tão poucos, que dava para serem contados nos dedos. Tempos bons, aqueles. Lembrei que em nossa cidade havia um cambista (para quem não sabe, cambista era o sujeito que passava jogo do bicho), cujo nome de batismo era, segundo o meu amigo Renato Almeida - o meu consultor informal para assuntos institucionais de Vertentes - Valdemar Siqueira de Miranda, mas que era conhecido por todos como o popular “Chola”, que sabia de cor e salteado os números das placas dos carros de nossa cidade, Vertentes, e quando alguém queria jogar a placa de algum automóvel no milhar era só recorrer a “Chola” e o jogo estava feito. Duvido que hoje ele conseguisse realizar esta façanha!

Hoje a quantidade de carros é tão grande que até na Avenida principal de nossa cidade, a Av. Dr. Emídio Cavalcanti, outro grande médico vertentense, aliás, também um comunista histórico, segundo soube há tempos atrás, tem locais onde o estacionamento é proibido, para evitar engarrafamentos, vejam vocês!

Ainda bem que, em Vertentes, a gente ainda pode se deslocar a pé, pelas ruas e vielas, sem necessidade de usar um carro para tanto, pois espero em muito breve, assim que “pendurar as chuteiras”, poder caminhar com certa tranqüilidade pelas ruas da cidade onde nasci. Mas, continuando, só mesmo o brasileiro para gostar tanto de imitar americano. Talvez isto decorra do nosso “complexo de vira latas”, no dizer do dramaturgo Nelson Rodrigues, porque ainda costumo ver, já não com tanta freqüência, o sorriso estampado nos lábios de um sujeito qualquer, quando, ao estacionar o seu trambolho, ou melhor, o seu automóvel, numa rua qualquer do Recife, é chamado de “doutor” pelo flanelinha. Coisas de brasileiro, diriam vocês...

Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, advogado, e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia