Estoques de sangue do Hemope em estado crítico

Uma doação ajuda a salvar quatro vidas/ Foto de Guga Matos/JC Imagem

Uma doação ajuda a salvar quatro vidas/ Foto de Guga Matos/JC Imagem

Os estoques do Hemope de sangue A+, B+, AB+, B- e O- estão críticos. Para reverter essa situação e ajudar a salvar vidas no Sistema Único de Saúde, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) promove uma campanha de captação aberta ao público nesta terça-feira (28/04). “Esperamos obter no mínimo 90 doações”, diz Josinete Gomes, supervisora de captação de doadores do Hemope. A faculdade está otimista e preparou uma estrutura para atrair 200 doadores ao seu prédio, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

Cada doação ajuda a salvar até quatro vidas, destaca a FPS, que internamente sensibiliza sua comunidade para a ação solidária. Cerca de 50 alunos foram capacitados para a mobilização. O ideal para manter os estoques do Hemope seriam 350 doações por dia, mas às vezes a captação diária não chega a 250. A equipe do hemocentro estará na FPS fazendo a triagem dos doadores.

O atendimento na campanha desta terça-feira será das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Rua Jean-Émille Favre, 422, Imbiribeira (Bloco 9).

Para participar, o doador precisa apresentar um documento oficial com foto (RG, identidade militar, identidade civil, carteira profissional ou habilitação). Deve ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tomado bebida alcoólica 24 horas antes e apresentar boa saúde, além de respeitar um intervalo de doação de três meses para homens e quatro meses para mulheres. Os menores de 18 anos têm que apresentar consentimento formal do responsável legal. Mais informações podem ser obtidas na FPS pelo (81) 3035-7777.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia